domingo, setembro 09, 2012

Postais das Selvagens


16 – Elas sopram!

O maravilhoso mar em redor das Selvagens, que é por vezes visitado por
cetáceos.

Penso que a maioria das pessoas concordará comigo se disser que os seres mais majestosos que existem neste planeta são as baleias. Os mares do arquipélago da Madeira não são tão pródigos nestes animais tremendos como os Açores ou as Canárias, mas algumas espécies visitam frequentemente estes mares... e as Canárias estão mesmo aqui ao lado.
Eu nunca tinha visto uma baleia e ansiava já há algum tempo visitar os Açores e por lá fazer um passeio de barco para ver cachalotes ou outros cetáceos que o mar tivesse para me oferecer. Aqui, nas Selvagens, já me tinham dito que era possível ver baleias, mas nunca são muito frequentes. Mas fui mantendo o olho no mar na esperança de ver qualquer coisa. Um dia estava na varanda a fazer qualquer coisa, quando o Jaques me puxou o braço: "Olha, uma baleia!". Olhei, olhei e não vi nada, mas o Jaques confirmou que tinha visto um sopro ao longe e recomendou que eu continuasse a olhar naquela direcção, que ela acabaria por voltar à superfície. Depois de uns cinco minutos a olhar para o mar, sempre na esperança que cada onda encarneirada fosse um prodígio de músculo e pele a romper a superfície, lá acabei por ver um repuxo a saltar das águas... mais uns minutos e vi outro. Era difícil estimar o tamanho, porque a distância era muita, o animal estaria a mais de um quilómetro de terra certamente, mas a potente fonte que irrompia das ondas teria de certo vários metros de altura.
Foi tudo o que consegui ver do animal, do corpo nem um vislumbre, mas a distância era de facto muita. Mas vi-lhe a respiração, o sopro como chamavam antigamente os baleeiros e este foi de tal forma forte e evidente não me sobrou qualquer duvida que tinha avistado a minha primeira baleia. Nestas águas as mais comuns são o cachalote e a baleia-comum, ou poderia ser um zífio, uma espécie de golfinho de grandes dimensões, mas o tamanho do sopro sugeria um animal de grande porte. A tanta distância era difícil ter certezas, mas o sopro pareceu sair na diagonal, o que sugere um cachalote pois esse animal tem um só espiráculo do lado esquerdo da cabeça, tendo assim o sopro desviado da vertical, ao contrário das verdadeiras baleias que têm dois espiráculos no topo da cabeça e sopram na vertical. Não sei de que espécie era, nem tanto isso me interessa, só sei que foi a minha primeira baleia e não a vou esquecer.

Sem comentários: