quarta-feira, setembro 05, 2012

Postais das Selvagens


13 - Invasão francesa

Jantar com os visitantes franceses.

Enquanto caminhamos pela ilha o mar é sempre o elemento dominador da paisagem. Lá está ele a sul, a norte, a este e a oeste. Pode parecer estranho estar a reiterar este facto óbvio da paisagem que circunda qualquer ilha, mas para um habitante do continente esta é uma experiência nova. O azul do mar é apenas quebrado pelas silhuetas esbatidas da Selvagem Pequena e do Ilhéu de Fora, na direcção sudoeste. A outra quebra da monotonia do horizonte eram os ocasionais barcos que passavam ao largo da ilha. Mais longe via-se por vezes um cargueiro, na sua rota calma em direcção à Europa ou a mares mais distantes, mais perto vinha por vezes algum veleiro que vinha fazer escala na Selvagem Grande durante a viagem para as Canárias, que podiam ser destino ou apenas a escala seguinte.
Nas primeiras semanas na ilha vi passarem por lá velejadores russos, austríacos, belgas e franceses, mas foram estes últimos que mais saudades deixaram. O barco, chamado Filou, era tripulado por estudantes de medicina franceses, que decidiram adiar por um ano o seu curso e velejar pelo mundo. Vindos da Europa, vieram passar dois dias nas Selvagens, seguindo depois para as Canárias, Cabo Verde, Brasil e Argentina, estando ainda por decidir se arriscariam ou não dobrar o Cabo Horn. Extremamente simpáticos, foram nossos companheiros de jantares e noitadas de cartas enquanto estiveram na ilha. Eles eram sete, nós apenas três, durante uns dias foi uma autentica invasão francesa na Selvagem Grande.
Estes franceses, tal como os outros visitantes e tal como eu próprio fiz mais tarde, aproveitaram a estadia na ilha para darem uso ao marco de correio mais meridional de Portugal. É verdade, a Selvagem Grande tem um marco de correio e funciona mesmo como posto dos correios, com selos, carimbos próprios e um típico marco de correio vermelho. Claro que as cartas e postais têm de esperar calmamente pela próxima visita do patrulha da marinha, mas a seu tempo chegarão ao seu destino como em qualquer outro marco dos correios.

Sem comentários: