quinta-feira, setembro 13, 2012

Postais das Selvagens


20 – Estranhos convivas


Já falei antes das lagartixas que abundam na Selvagem Grande. Estes pequenos répteis estão por todo o lado, e são clientes habituais da comida da Selvagem, a cadela da ilha. Longe de temerem as pessoas, estas lagartixas vêm bastante perto e não é incomum ver dezenas delas a apanhar banhos de sol na varanda da casa da reserva. É quase impossível não ter vontade de interagir um pouco mais com elas.
Primeiro colocávamos-lhes dificuldades, exercícios para puxar pelas suas pequenas mentes. Em vez de colocar o prato de comida da Selvagem no chão, colocava-mo-lo sobre um frasco de vidro. Incapazes de trepar pelo vidro, as lagartixas juntavam-se às dezenas a procurar forma de chegar à comida. Algumas conseguiam mesmo saltar do chão até ao prato, uma vintena de centímetros de salto que são um feito verdadeiramente olímpico para tão pequenas patas. Geralmente colocávamos este aparato, prato e frasco, a cerca de um ou dois palmos do muro da varanda, para ver se elas conseguiam saltar de cima para o prato... não era fácil, mas algumas acabavam sempre por conseguir. Outro exercício consistia em por o prato mais longe do muro, mas colocar uma vassoura sobre o muro, com o cabo para o lado do prato, de forma a ser possível chegar a cima do prato trepando o cabo da vassoura, bastando depois deixarem-se cair. Também este exercício acabou eventualmente por ser superado.
Por vezes, à refeição, entretinha-mo-nos a atirar pequenos pedaços de comida para o canto mais distante da varanda, onde as lagartixas rapidamente se juntavam às dezenas. Cada pedaço de massa, atum ou carne resultava numa profusão de corpos enrodilhados, caudas e patas misturadas numa massa de lagartixas a disputar cada dentada de comida. Eventualmente, algumas conseguiam fugir com pequenos pedaços, sendo de pronto seguidas por muitas outras. Para complicar ainda mais este cenário, por vezes juntavam-se também os corre-caminhos, pequenos passaritos da ilha que se imiscuíam entre as lagartixas para fugir também com pedacinhos de comida no bico.
Enfim, as refeições na Selvagem grande eram sempre uma animação, e um petisco apreciado por animais tão diferentes como os humanos, uma cadela, pequenos pássaros e dezenas e dezenas de lagartixas. Por vezes lembrava-me das pessoas que têm fobia a répteis, como o senhor que ficou famoso na televisão aos gritos com uma iguana na cabeça. Essas pessoas morreriam de certo de ataque cardíaco ao fim de umas horas na Selvagem Grande!

Sem comentários: