quinta-feira, janeiro 19, 2006

Xulos!!


Quando comprei o meu carro, em 2002, lembro-me que na primeira vez que pus gasolina custou 0.86 euros o litro, hoje custa 1.25 euros. Isto significa que em apenas 4 anos (na verdade só 3 e meio, pois comprei o carro em Julho de 2002), a gasolina subiu 39 cêntimos!
Ou seja, em menos de quatro anos houve uma subida de 45%. Os cálculos não são assim tão simples, mas pode-se dizer que a gasolina subiu em média 11% ao ano. Ora todos sabemos que os aumentos da gasolina influenciam tudo, pois todos os produtos são distribuídos por transportadoras que se baseiam nos transportes rodoviários. Os aumentos da gasolina vão-se inevitavelmente reflectir nos preços de tudo.
No entanto, os vários governos e a corja de economistas e afins que por lá têm tachos, incluindo esse que vai provavelmente ser o nosso próximo presidente, andam há anos a impingir-nos que a inflação em Portugal anda pelos 2-3% ao ano. É andar a gozar com o pessoal! Depois admiramo-nos que o dinheiro nem chegue a aquecer o seu lugar na carteira…
Agora digam-me, é possível que nenhum desses filhos da mãe desses economistas tenha feito este cálculo perfeitamente básico e infantil que aqui fiz? Porra, não me lixem, vão roubar para a estrada!
Bando de xulos!

Sem comentários: