sexta-feira, janeiro 06, 2006

Sérgio Godinho

Não quero abusar dos plágios aqui no blog. Aliás, não são plágios, são citações, porque ponho sempre o nome do autor, mas é sempre melhor ser original. Ainda assim, vou deixar aqui hoje a letra de uma das músicas mais bonitas do Sérgio Godinho. "A Noite Passada" já foi escrita à mais de 30 anos, ainda o Sérgio Godinho era um puto rebelde (no fundo ainda é, por isso é que continuamos a gostar dele). É uma letra tão simples e ao mesmo tempo tão complexa. Gosto mesmo!


A Noite Passada

A noite passada acordei com o teu beijo
descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
vinhas numa barca que não vi passar
corri pela margem até à beira do mar
até que te vi num castelo de areia
cantavas "sou gaivota e fui sereia"
ri-me de ti "então porque não voas?"
e então tu olhaste
depois sorriste
abriste a janela e voaste

A noite passada fui passear no mar
a viola irmã cuidou de me arrastar
chegado ao mar alto abriu-se em dois o mundo
olhei para baixo dormias lá no fundo
faltou-me o pé senti que me afundava
por entre as algas teu cabelo boiava
a lua cheia escureceu nas água
se então falámose então dissemos
aqui vivemos muitos anos

A noite passada um paredão ruiu
pela fresta aberta o meu peito fugiu
estavas do outro lado a tricotar janelas
vias-me em segredo ao debruçar-te nelas
cheguei-me a ti disse baixinho "olá",
toquei-te no ombro e a marca ficou lá
o sol inteiro caiu entre os montes
e então olhaste
depois sorriste
disseste "ainda bem que voltaste"

Sérgio Godinho

5 comentários:

Ana disse...

Depois do "Brilhozinho nos olhos", essa é das mais bonitas músicas do Godinho.

Unknown disse...

Eu prefiro mesmo esta!

Ana Elias disse...

Gosto muito das letras e dos jogos de palavras que o Sérgio Godinho é capaz de fazer.

Não querendo concordar contigo, uma vez que continuo profundamente amuada, esta também é a minha preferida. Mas só mesmo por acaso é que coincide com a tua!

Unknown disse...

Vá lá, não amues. Eu mando aqui um abraço lusitano tb para ti.
Não, é demasiado másculo.

Mando um beijinho. E outro aqui para a ana que tb tem muito bom gosto musical!

Ana disse...

Um beijinho também para ti Pedro!