segunda-feira, novembro 29, 2010

FC Barcelona

Queria apenas deixar aqui uma nota do meu infinito prazer em ver a actual equipa do Barcelona jogar futebol. Esta equipa é muito mais do que um grupo de 11 homes a jogar á bola, o Barcelona de Guardiola é como uma sinfonia de Beethoven, como um quadro de Van Gogh. É uma obra de arte única e que ficará certamente para a história.
Acabei de ver o Barcelona não apenas vencer, mas esmagar, arrasar, demolir o seu arqui-rival Real Madrid. A equipa de Madrid pode ter um conjunto de estrelas caríssimas e o treinador mais caro do mundo, mas o Barcelona tem uma equipa, um conjunto de 11 homens que são muito mais do que a simples soma das partes. Ver o Barcelona jogar é como ver o mecanismo preciso de um relógio, como uma orquestra em perfeita afinação.
Aliás a comparação entre Barcelona e Real Madrid realça bem as virtudes da equipa catalã. Onde o Real Madrid tem um special one insolente e capaz de recorrer a todos os meios para atingir a vitória, mesmo que para isso tenha de destruir a beleza do jogo; o Barcelona tem um Guardiola que regozija com o futebol mais belo. Enquanto a estrela madrilista, Ronaldo, pensa unicamente em si próprio e na sua auto-promoção; a estrela do barça, Leo Messi joga para a equipa, capaz de abdicar de um golo para oferecer a bola a um colega em melhor posição, aliás partilha o lugar da ribalta com outros jogadores igualmente merecedores do destaque máximo, como Xavi ou Iniesta. Enquanto o Real Madrid é um conjunto de milionários a jogar à bola, o Barcelona é a equipa perfeita e por isso vale milhões.

Considero-me um privilegiado por viver no tempo em que jogou esta equipa. Por poder ver este hino ao futebol, por poder ver ao vivo e a cores aquela que ficará certamente para a história como a melhor equipa de todos os tempos. Visca Barça!

Sem comentários: