domingo, novembro 07, 2010

Piscares de Olho - X

O nascer e o pôr do Sol são as melhores formas que a atmosfera tem de nos dizer: "Atenção, eu estou aqui, posso parecer transparente mas sem mim não existiria vida na Terra. Aem mim não tinham o oxigénio para respirar, sem mim não tinham o azoto que as plantas usam, com a ajuda das bactérias, para produzir o vosso alimento. Como se tudo isso não bastasse, ainda vos ofereço duas vezes aos dia um espectaculo de luz e cor muito para além das capacidades dos vossos melhores artistas. Que tal um bocadinho de respeito, que tal pararem de me poluír com a vossa porcaria toda?"
Bem cedo pela manhã, ou ao final da tarde, os raios do Sol ainda escondido na curvatura da Terra, iluminam a atmosfera e enchem o céu de um tumulto de cores que vão dos tons mais vibrantes de vermelho ao lilás mais sereno. O piscar de olho de hoje apanhou um bando de gansos a voar ao pôr-do-Sol, sobre os campos serenos da Frísia, na Holanda. Falta à imagem o som dos chamamentos plácidos desses gansos, que completava o final de dia bucólico que aqui tentei apanhar.

Sem comentários: