domingo, novembro 28, 2010

Piscares de Olho - XIII

No piscar de olho desta semana, a minha colega Angela demostra todo o seu afecto pelas aves com que trabalha. Neste caso um combatente capturado durante a migração em passagem na província holandesa da Frísia. Por trás pode-se ver a paisagem típica holandesa, horizontes planos, campos verdes e canais até perder de vista.
O combatente é uma ave límicola. Trata-se de uma ave migratória que inverna em África, a sul do Sahara e reproduz-se no norte da Eurásia, desde a Escandinávia até à tundra do norte da Rússia. Durante a época de reprodução, os machos, que são maiores e com uma plumagem vistosa que as fêmeas, formam leks, locais onde se exibem de forma a atrair um harém de fêmeas que de seguida fecundam. Esses são os machos dominantes, mas existem outros dois tipos de machos. Os machos satélites, de coloração branca, rondam os haréns dos machos dominantes auxiliando estes a atrair mais fêmeas e aproveitando distrações dos machos dominantes para fecundar algumas das fêmeas do harém. Finalmente, os machos faeder são quase idênticos às fêmeas, passando assim despercebidos aos machos dominantes, que até os podem tentar fecundar, aproveitando o seu aspecto camuflado para assim ter acesso às fêmeas.
Acabada a agitada actividade sexual destas aves, os machos (todos os três tipos) abandonam as áreas de reprodução e começam a migração para sul, deixando a cargo das fêmeas todo o trabalho de incubação e de protecção e alimentação das crias recém-nascidas.
Os machos desta espécie não só são combatentes, mas uns verdadeiros chauvinistas!!

Sem comentários: