segunda-feira, novembro 01, 2010

Fridtjof Nansen


Fridtjof Nansen nasceu a 10 de Outubro de 1861, numa localidade perto de Oslo. Em 1881 formou-se em Zoologia e no ano seguinte fez a sua primeira expedição à Gronelândia, para estudar focas e ursos polares. Nansen foi curador no Museu Bergen durante alguns anos e doutorou-se em 1888, na Universidade de Oslo.
Em 1888 voltou à Gronelândia para explorar o interior da ilha, ainda desconhecido. Em 1895 voltou a explorar as regiões polares, tendo estado mais perto do pólo do que qualquer explorador antes dele. Dedicou os anos seguintes a publicar as suas observações polares e tornou-se professor de oceanografia na Universidade de Oslo.
Em 1905, Nansen abandonou o seu cargo académico para defender a independência da Noruega, tendo sido o representante da jovem nação norueguesa no Reino Unido até 1908. Nos anos seguintes liderou várias expedições oceanográficas às regiões polares, mas com o início da primeira Guerra mundial, em 1914, voltou a sua atenção para as relações internacionais. Na conferência de paz de Paris, em 1919, foi um defensor da Sociedade das Nações e do reconhecimento dos direitos das pequenas nações e, a partir de 1920, foi o delegado da Noruega na Sociedade das Nações.
Foi Nansen que coordenou o repatriamento dos prisioneiros de guerra, tendo devolvido 450000 homens às suas nações e, em 1921, foi o primeiro Alto-Comissário para os Refugiados, posto em que criou o “passaporte Nansen” destinado aos refugiados sem pátria e ajudou a repatriar milhares de russos, arménios, assírios e turcos.
Em 1921 e 1922, a pedido da Cruz Vermelha, coordenou a ajuda humanitária na Rússia, processo que terá salvado 7 a 22 milhões de russos da fome. Em 1922 resolveu o problema dos refugiados gregos na Ásia Menor, num processo que envolveu a troca de mais de um milhão de refugiados gregos por cerca de meio milhão de turcos a viver na Grécia. No final de 1922 foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho humanitário e diplomático. O seu último grande acto humanitário ocorreu em 1925 quando salvou o povo arménio da extinção, providenciando apoio para a criação de uma nação arménia.
Nansen faleceu em 1930 e foi a enterrar a 17 de Maio, aniversário da independência da Noruega.

Sem comentários: