sexta-feira, agosto 28, 2009

Todos juntos contra o resto da Europa


Feitos os sorteios, desatarrachadas as pequenas bolas de plástico, lidos os papeluchos, já sabemos o que a sorte guardou para os quatro europeus portugueses. Benfica, Porto, Sporting e Nacional tiveram sortes diferentes e terão objectivos diferentes, mas esperamos que todos façam o melhor possível.
Ficamos então assim:

Liga dos Campeões

Chelsea
PORTO
At. Madrid
Apoel Nicosia

Liga Europa

SPORTING
Heerenveen
Hertha Berlim
Ventspils

BENFICA
Everton
AEK Atenas
BATE Borisov

Werder Bremen
Austria Viena
At. Bilbao
NACIONAL


Olhando para os grupos parece óbvio que a tarefa mais difícil cabe ao Nacional, aliás como se esperava sendo a equipa menos cotada. Num grupo com o Werder Bremen e o At. Bilbao parece quase impossível o Nacional seguir em frente.
O Porto tem também muito trabalho pela frente, num grupo com duas equipas de topo, o Chelsea e o At. Madrid. Ficará entre o Porto e o At. Madrid a luta pelo segundo lugar de apuramento, já que o Chelsea será à partida intocável.
Quanto ao Benfica e Sporting, não têm grupos fáceis, aliás nada fáceis, mas terão as melhores hipoteses. O Benfica tem duas equipas chatas, o Everton e o AEK, mais uma equipa bielorrussa, que jogou na Champions no ano passado e que é sempre uma deslocação complicada no Outono/Inverno. Tudo será possível. Já o Sporting tem possívelmente o grupo mais acessível dos quatro, com o Hertha Berlim e o Heerenveen como adversários mais complexos, mas teoricamente bem ao alcance do Sporting, e uma equipa da Letónia que trás sempre a chatice das deslocações a leste no Outono/Inverno.

Se fosse uma questão de apostas, ficam aqui as chances que daria a cada um:
Sporting 1/3
Benfica 1/4
Porto 1/6
Nacional 1/20


Agora, boa sorte aos quatro. Que tragam todos o maior número de pontos possível para Portugal e que cheguem o mais longe possível. E no fim? Claro, no fim que ganhe o Benfica...

Sem comentários: