terça-feira, maio 09, 2006

Serei eu demasiado simpático?

A sério, às vezes acho que sou demasiado simpático. Aqui na Holanda, onde as pessoas são um pouco frias e distantes, apercebo-me que fazer coisas simpáticas para as pessoas à nossa volta não é necessáriamente a regra. Por exemplo, no outro dia comprei uma caixa de bolachas e, naturalmente, como qualquer portugues faria, começei por oferecer as bolachas a toda a gente... claro que para os holandeses isso é um comportamento estranhissimo. Depois, passo a vida a oferecer boleias a toda a gente, como também acho que é natural fazer-se em Portugal... pois aparentemente por aqui as pessoas assumem que se lhes oferecemos uma boleia queremos algo em troca.E não é só isso, é em tudo, sempre que temos algum gesto simpático para as pessoas elas parecem sentir-se pouco confortáveis com isso... que raio de país!

4 comentários:

Ana Elias disse...

Bem... não sei... mas temos uma forma de descobrir se a tua simpatia e delicadeza lhes parece estranha: A partir de amanhã experimenta grunhir de cada vez que falarem contigo. Se gostarem, para além de actualmente considerarem a tua simpatia excessiva, têm uns gostos estranhos com'ó caraças!

Marco Fav disse...

Não é só aí! Aqui tenho uma colega que, por menos de 5 min de boleia (e repara q era uma viagem q ela teria de fazer de qualquer forma, pois é onde todos íamos ter aulas) exige que lhe paguem! Fiquei escandalizado! Mas acho q, se calhar, tiveste azar com as pessoas. Conheci uma pessoa que já viveu aí e que me descreveu os Holandeses como muito amigáveis e prestáveis.

smallworld disse...

Lol... os holandeses tem alergia a ficarem dependentes de seja o que for. Por isso ficam na duvida, quando alguem eh simpatico, porque sentem-se na obrigacao de retribuir (aaaah, dependencia!). Como eles sabem que todo o holandes eh assim, nao oferecem quase nunca nada, para nao embaracar o pessoal, claro. Nao eh porque sejam uns forretas e antipaticos de primeira. Nao. Mas sim, eles sao amigaveis e prestaveis, SE nao estiveres para ficar. Se estiveres para ficar, habitua-te a essa estranha forma de ser... Eles nao mudam. E experimenta seguir o conselho da Lotus azul, acredita que ninguem te vai dizer "ai que antipatico que estas". Assumem que tens as tuas razoes para estar assim e respeitam-te mais por mostrares que nao das cavaco a ninguem se nao te apetecer. Gente estranha, que depois se entranha um poucochinho. Ou nao!

Unknown disse...

Sim, não faço tenções de mudar, e eles apreciam a simpatia, só acho estranho eles acharam que isso seja assim tão estranho...