domingo, outubro 03, 2010

Piscares de Olho - V

No Verão de 2006 tive oportunidade de visitar a Islândia, um país de paisagens impressionantes onde as forças geológicas ainda ese vêm em acção à face da terra. Estava lá em trabalho, o que significa que estava lá por causa das aves. Andavamos à caça de maçaricos, queriamos marcar crias que viriam a visitar Portugal mais tarde, pois essas aves migram anualmente da Islândia para o Sul da Europa, onde passam o Inverno em climas mais acolhedores.
Mas já que lá estava, pude apreciar toda a riqueza biológica da ilha. No piscar de olho de hoje aparecem andorinhas-do-mar-árcticas (Sterna paradisea). Estas aves são um dos mais impressionantes migradores do planeta, todos os anos vão do círculo polar Árctico, onde se reproduzem (na Islândia estão levemente fora do círculo polar, mas só por umas centenas de quilómetros) até ao círculo polar Antárctico, tendo assim oportunidade de viver quase em dia eterno, pois aproveitam os longos dias do Verão setentrional, para depois aproveitarem os mesmos no Verão austral.
A fotografia foi tirada em plena colónia de reprodução, daí a proximidade das aves, que nos atacavam para nos afastar dos seus ninhos, em cada um dos quais chocavam à data dois ovos, a postura típica desta espécie. As aves brancas e elegantes contra o céu azul fazem um piscar de olho delicioso.

Sem comentários: