segunda-feira, outubro 25, 2010

Fluviário de Mora


Ontem fomos até ao Fluviário de Mora. Muito mais do que um aquário, o fluviário é uma lição viva sobre os rios, sobre o seu funcionamento, sobre a sua função, sobre a sua extrema importância para a nossa vida e sobre as inúmeras ameaças que temos vindo a criar e que põe em causa a sua existência enquanto sistemas vivos.
No fluviário podemos ver diversos peixes da nossa fauna, desde as mais minusculas bogas até aos maiores barbos. Podemos também conhecer as várias espécies exóticas que têm vindo a ser introduzidas nos nossos rios e que põem em causa a sobrevivência da nossa fauna autoctone. Toda a exposição pretende também ilustrar os rios como um sistema dinâmico que se expande desde a nascente até à foz, mostrando a fauna que habita nas diferentes partes do rio, desde os pequenos peixes dos ribeiros de montanha até aos peixes marinhos que visitam os estuários, como as douradas ou s robalos. Mostra-nos também as espécies migradoras, os peixes anádromos que vivem grande parte da vida no mar e visitam os rios para se reproduzir, e os peixes catádromos, que vivem nos rios durante a maior parte da vida e vão ao mar para se reproduzir.
O fluviários tem ainda um casal de lontras asiáticas e umaq colecção de peixes de água doce de outras regiões, nomeadamente peixes da bacia do Amazonas, da bacia do nilo e dos grandes lagos africanos.
Tudo isto faz um excelente passeio de fim de semana para miudos e graúdos. Recomendo!

Sem comentários: