quinta-feira, outubro 28, 2010

Movimento Perpétuo Associativo


Alguns países têm problemas de auto-definição. Em França, por exemplo, tem-se debatido o que é ser francês e quanto esse conceito mudou devido aos actuais fluxos migratórios. A Bélgica debate-se há anos com a questão do que será um país em que metade da população é holandesa, a outra metade francesa, e nenhuma das duas sente qualquer vontade de pertencer ao mesmo pais que a outra, tudo sob o pouco auspicioso fundo de um reino com um rei de origem alemã.
Em Portugal não temos esse problema. Podemos ser neuróticos, auto-destrutivos e certamente maníaco-depressivos, com flutuações de humor constantes entre o orgulho pátrio exacerbado e o desejo de abandonar o país o mais depressa possível. podemos ser tudo isso, mas tudo isso é a pura definição do ser tuga. Somos tugas, somos isso tudo!
Poucas coisas nos definem melhor do que a eterna vontade de mudar e a eterna preguiça de fazer a mudança. Felizmente existem excepções, em casos extremos os nossos brandos costumes fervem no azeite quente que corre na veia da nação e damos uma estocada rápida nos problemas, de forma eficaz e muitas vezes impressionante. 1 de Dezembro de 1640, 10 de Outubro de 1910 e 25 de Abril de 1974 são bons exemplos disso. O momento actual é bem exemplo do quanto pode demorar o nosso azeite a ferver... o país precisa de mudança urgente, mas vamos adiando, deixando os problemas e aqueles que os causam ir andando. As expressões deixar andar ou ir andando são o expoente máximo do que é ser tuga. O vão sem mim que eu vou lá ter é um bom corolário. Talvez por isso existe um movimento na internet que defende que mudemos o hino nacional para a música "Movimento Perpétuo Associativo", dos Deolinda. Se ouvirem bem a letra, faz todo o sentido...

Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vais parar!

(resposta:)
Agora não, que é hora do almoço...
Agora não, que é hora do jantar...
Agora não, que eu acho que não posso...
Amanhã vou trabalhar...

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!

(resposta:)
Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...

Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, é esta a direcção!

(resposta:)
Agora não, que falta um impresso...
Agora não, que o meu pai não quer...
Agora não, que há engarrafamentos...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

Sem comentários: