segunda-feira, novembro 28, 2005

Post número 100

Este é o post número 100 da Inevitavel insatisfação. Para celebrar a efeméride, um post diferente. Arrisquei explorar um pouco os meus parcos dotes literários e escrever um textinho para vosso deleite, ou profunda repulsa... não sei. Por muito mau que seja, sintam-se previlegiados, nunca mostro a ninguém aquilo que escrevo. Aqui fica Um dia acordei e no céu não havia Sol.


Um dia acordei e no céu não havia Sol. Pensei que devia ser noite, uma noite bem cinzenta porque também não havia estrelas nem lua. Olhei o relógio e os ponteiros anunciavam 9:30. Não pode ser, ainda é de noite! No telemóvel o mesmo veredicto, 9:30. Penso para comigo, chegou a hora de consultar o oráculo… ligo a televisão.
Antecipando uma má notícia na estranheza da situação, sinto a adrenalina fluir nas minhas veias enquanto a respiração acelera e o coração dispara. Num instante, o som electrónico do acordar do aparelho cede o lugar à monotonia da chuva electrostática. Desapontamento.
Visto-me a correr e corro para as ruas. Uma escuridão asfixiante tomou conta das ruas, como se o dia anterior fosse um sonho há muito esquecido. Folhas outonais cobrem as pedras da calçada, ainda húmidas da chuva que horas antes dera as boas noites à cidade. Começo a perceber que a escuridão não é total, há como que uma penumbra, um véu escuro que tolda a coloração natural de tudo o que me rodeia.
Subo a rua, desço a rua, nos passeios nem vivalma, ao longe, nenhum um farol tenta penetrar o escuro tom da cidade. Lembro-me de telefonar a um amigo, só para verificar, já sem grande espanto, que o telemóvel não tem rede. Desço a rua a correr, enquanto a leve sensação de pânico começa a tomar os contornos de um enorme elefante em fúria. Na minha pressa ansiosa, escorrego no musgo das pedras e caio, um trambolhão digno de umas boas gargalhadas.
Levanto-me, atordoado com a queda, confundido pela escuridão, penso ver um vulto mover-se na esquina. Levanto-me, sacudindo as calças sujas com um gesto que tem tanto de mecânico como de fútil. Na esquina, o agoiro adensa-se. Um gato morto, um gato preto morto. Começo a pensar que fui parar a um filme do Ingmar Bergman, na verdade, com tanta escuridão, tudo parece ser matizado nos infinitos tons de cinzento dos filmes a preto e branco. Inconscientemente, imagino um espectro de capa e capuz preto que se aproxima de mim com a foice dos condenados.
Olho à volta. Nada. Lembro-me que não é a morte que me atemoriza, pelo menos não a minha. Desço as escadas a quatro e quatro só para me encontrar novamente no início da descida. Alto lá! A que tipo de Universo paralelo surreal é que eu vim parar? De repente, tudo faz sentido. Estou a sonhar. A certeza da minha convicção permite-me um momento de infinito alívio. Estou a sonhar.
Esforço-me para acordar. Tento abrir os olhos mas já estão abertos, tento sentir o doce conforto dos cobertores mas só consigo sentir o frio que me toca como dedos mórbidos na escuridão. Cada vez mais assustado, procuro a salvação no proverbial beliscão. Nada. Não acordo. Isto não é um sonho. O pânico esmaga-me como uma imensa onda que rebenta numa falésia. Volto a correr, subo a rua enquanto contenho um grito atroz no silêncio da minha garganta.
Lembro-me da estação de comboios, próximo de minha casa. No buliçoso centro dos transportes citadinos a animação é sempre muita, terá de haver por lá alguém. Volto a descer as escadas, cuidadosamente desta vez. É com cuidadosa alegria que verifico conseguir chegar à rua de baixo. Tudo parece igual ao que ali existia na véspera, apenas deserto e penumbroso. Corro para a porta de entrada na estação enquanto reparo que o enorme relógio, que há anos certifica a pontualidade dos comboios, anuncia as 9:30.
Olho o meu próprio relógio que continua a apontar a mesma hora. Os relógios estão parados. Volto a minha atenção para o telemóvel, o pequeno símbolo da sociedade moderna insiste na hora 9:30. Desconcertado, paro um momento para pensar. Como pode isto ser, os relógios de ponteiros podem parar, mas o relógio do telemóvel é controlado por um chip, pelo deus de silício da nova religião da humanidade, enquanto tiver electricidade irá continuar a contar o tempo, e se o telemóvel está ligado existe electricidade. Como nota mental, ponho de parte os cenários trágico-hollywoodescos do pulso electromagnético que segue a explosão da bomba nuclear. Por um momento ínfimo permito-me um sorriso, mesmo neste momento de crise e desespero a minha mente continua afinadamente racional.
Rapidamente caio em mim. O meu raciocínio não me aproximou nem um pouco da solução para o labirinto absurdo a que vim parar. Os relógios pararam, mesmo os que nunca param. Avanço os últimos passos até à estação de comboios. É já sem grande surpresa que deparo com os terminais completamente vazios, como se nunca ser humano algum ali tivesse estado. Desalentado, desconcertado, perdido numa realidade que não era a minha, sento-me num banco e olho o infinito.
Recomeço a minha busca, agora dentro de mim. Pesquiso nas minhas memórias uma explicação para o fenómeno que se me deparou. Quando tudo o resto falha, chego à única explicação que me satisfaz. Enlouqueci. Perdi a razão e deixei de ter noção do que me rodeia. Tento abarcar as desmedidas implicações de tal sina. Procuro um local sólido, na areia movediça, onde prostrar uma fundação para os meus pensamentos.
Perdido nestes devaneios, sinto que se passam horas enquanto me sento no banco a olhar para uma parede branca. Digo sinto pois nada prova que o tempo realmente passa. Nada se move, nada se passa, não há um som que encha o vazio pressentido pelos meus sentidos. Penso em dormir, talvez ao acordar tudo esteja de volta ao normal. Deito-me e fecho os olhos, mas nunca antes me sentira tão disperto como naquele momento. Enfadado com o fracasso do meu plano, levanto-me num salto e recomeço a minha busca.
Parvoíce. Claro que não enlouqueci. Os meus pensamentos parecem-me tão claros como sempre. Caminho ao longo de mais uma rua escura, acompanhado apenas pelo som ritmado dos meus passos. Ao fim de alguns metros convenço-me de que estou a ser seguido. O meu perseguidor cuida os seus passos de forma a soarem exactamente como os meus, aproveita as sombras para se ocultar. Olho para trás de repente, na esperança de o surpreender. Resultou. Denunciou-se com um leve movimento. Atrás de um automóvel que parecia nunca ter conhecido a alegria da mobilidade, um modelo antigo cuja cor, há muito esquecida, dificilmente se distinguia da penumbra que tudo o resto cobria. Espreito o espaço atrás do carro.
O meu perseguidor estava lá. Envolto numa capa andrajosa, cinzento para melhor se confundir com o resto do mundo, um homem idoso devolveu-me o olhar com orbes de um cinzento-esverdeado profundo. Quem és tu? Perguntei, sem saber se queria conhecer a resposta. Olhou para mim como uma tarde de Outono que anuncia a chegada do Inverno. Sou só mais um. Respondeu ele. Só mais um que foi esquecido pelo tempo, abandonado aqui como um órfão da luz e da vida.
Sem compreender as suas palavras, voltei a perguntar. Quem és? Em vez de responder, olhou para mim com ar de espanto, tombando a cabeça alguns graus para a esquerda. De repente, começou a rir, primeiro com suavidade, pausadamente, depois cada vez mais ruidosamente, gargalhada após gargalhada o som fez-me lembrar uma avalanche numa imensa montanha de seixos rolados, primeiro caí um, depois dois, quatro, cem, mil, até toda a montanha tombar no chão com um estrondo ensurdecedor. Riu durante vários minutos, até se calar de súbito, como se uma mão invisível lhe tivesse tapado a boca. Depois começou a chorar. Lágrimas correram em catadupa pelas suas faces. Gota após gota percorreram o terreno sulcado pelas rugas, memórias fugidias de uma vida já esquecida. Chorou até as poças esverdeadas das suas íris parecerem o leito seco de um ribeiro que depois de um longo Verão enxuto espera avidamente as primeiras águas do Outono.
Sem saber o que dizer, sem saber o que fazer, olhei para ele e esperei. Diz-me quem és? Voltei a perguntar. Quem és e porque choras? Já cansado de chorar, com o peito arquejante à procura de novo fôlego, olhou para mim como quem olha para um buraco sem fundo. Olhou para mim e disse simplesmente. Eu sou quem tu és, eu sou tu e tu és eu, apenas o tempo se entrepôs entre nós. No pesadelo senti-me desfalecer, como se os meus membros se tivessem reduzido a uma papa amorfa, senti-me rodear por rolos de algodão cinzento. Caí para trás, sem esperança de encontrar apoio no chão duro da rua. E então percebi. Aquela era a memória da vida que não vivi.
Finalmente acordei, fora tudo um pesadelo. Abri os olhos com algum esforço, olhei a janela e vi o Sol a brilhar lá fora. Foi tudo um sonho. Com o calor inebriante do astro rei na face, fechei os olhos e pensei. Foi tudo um sonho. Voltei a abrir os olhos, enchi os pulmões de ar e pensei. Cabe-me a mim encher as memórias de uma vida por viver. Levantei-me então e comecei a sonhar.
Bem aventurados sejam os que chegaram aqui sem adormecer ou vomitar. Prometo que não volto a fazer um post tão longo...

4 comentários:

Ana Elias disse...

É de facto um post longo. No início e no fim, fez-me lembrar o "Ensaio sobre a Cegueira". No meio não... No meio fez-me lembrar uma coisa qualquer de ficção-científica-ultra-super-mais-à- frente.
Como se a dada altura o Pedro que sente, tivesse tomado o lugar do Pedro Puto Cientista Maluco, e finalmente o Pedro que sente tivesse vencido.
Não adormeci e até gostei bastante. Para Post é longo, apenas porque o que está escrito no monitor não dá para ler na cama como um livro de cabeceira.

Unknown disse...

Acho que nenhum deles venceu...

Filipe disse...

Faz-me lembrar Calvin & Hobbes...

E, por estranho que possa parecer, eu li tudo! weeeeee :)

Marco Fav disse...

Estranhamente também eu li tudo!
Escreve um livro que sempre fazes uns trocos. A Biologia é uma brincadeira fixe, mas ganhar dinheiro é melhor! LOL, sou mesmo o último a poder falar!
Mas a sério que tens jeito! Eu gostava de escrever um livro, mas só tenho uma história sempre a crescer e mudar, à espera de ser imortalizada pela palavra escrita - uma arte da qual, confesso, não me sentir digno!