domingo, maio 01, 2011

Piscares de Olho - XXXV

Anualmente, as crianças da Holanda e de algumas regiões da Alemanha, Bélgica e Suiça esperam ansiosamente a chegada do Sinterklaas, um senhor barbas brancas que não deve ser confundido com o Pai Natal, mas que também traz prendas por altura do Natal. No caso da Holanda, o Sinterklaas chega logo no início de Dezembro e vem acompanhado dos seu ajudante, o Zwart Piet, que é negro. Aliás, o Sinterklaas vem de Espanha, de barco, e trás um saco com prendas para as crianças que se portaram bem, e onde coloca as crianças que se portaram mal.
Por vezes ele trás também um elefante, como foi o caso neste dia, quando tirei esta fotografia no desfile do Sinterklaas em Groningen, acho que em 2007.

2 comentários:

NoKas disse...

Na Grécia é o Santo Basílio que traz os presentes na noite de ano novo! :p

Αγιος Βασιλης

Ou qualquer coisa como o Agios Vasilis. E é suposto comermos um bolo onde uma fatia vai para Deus, outra para o santo X, outra mais não sei o quê e só depois é que as fatias são dedicadas às pessoas... a quem sair o brinde (proíbido pela União Europeia, mas como é a Grécia eles querem lá saber) vai calhar um ano de sorte! A mim saiu-me o brinde! :p eh eh eh! Vamos lá ver se resulta.

Unknown disse...

A prova que os portugueses gostam de ser oprimidos: a ASAE!
Eramos tão mais felizes a partir dentes com brindes do bolo-rei ou a usar azeite em 3a mão de um galheteiro qualquer...

Não conhecia a tradição grega, é engraçado como a tradição de Natal varia tanto entre diferentes partes da Europa.