sábado, maio 28, 2011

O grande Edwin van der Sar

Sempre me irritou profundamente que as estrelas portuguesas da área do futebol têm sempre de se comportar como "estrelas", no pior sentido da palavra. Ronaldo comporta-se como um bébe mimado de 25 anos, Mourinho acha que para se impor tem de inventar guerras com todos os que o rodeiam, Futre era e continua a ser um peneirento, adjectivo que se aplica igualmente a tantos outros. Até o grande Eusébio não resiste a lembrar sempre que pode o quão grande foi...
É por isso que admiro tanto aqueles que são tão grandes ou maiores que os nossos, mas sabem viver o seu sucesso com naturalidade e humildade. Neste âmbito, vem-me sempre à mente uma das figuras maiores do futebol das últimas décadas, mas que raramente aparece na ribalta. Um homem que marcou uma época na sua posição específica, que acumulou títulos e records e que semre foi de um profissionalismo e de uma simplicidade a toda a prova. Podia estar a falar de Alex Fergusson, indiscutivelmente o maior treinador das últimas 3 décadas, mas estou a falar de um dos seus jogadores, de Edwin van der Sar, que vai hoje, aos 40 anos, pôr termo à sua carreira, numa final da Champions. Apesar da minha simpatia tender mais para o super barcelona de Guardiola, Messi e companhia, não icaria menos satisfeito se ganhar o Mancherter United. O meu desejo é que seja este um grande jogo e que ganhe o melhor.
Deixo aqui um artigo de hoje do Público:


Foram vários os recordes obtidos por Edwin van der Sar. Hoje, a algumas horas do fim de uma longa carreira, contra o Barcelona, há mais um para bater: tornar-se o futebolista mais velho a sagrar-se campeão europeu - o húngaro Ferenc Puskás conseguiu-o aos 39 anos. A idade e a reforma são temas recorrentes nos últimos anos do guarda-redes quadragenário, mas nem um nem outro têm atrapalhado as suas performances.O último jogo oficial do holandês vai ser o seu 46.º da temporada. O Manchester United acabou de ser campeão de Inglaterra e pode ser campeão europeu com ele na baliza. Mas desta vez é que é: aos 40 anos (e quase sete meses), vai mesmo retirar-se, depois de ter contemplado essa hipótese várias vezes durante as últimas épocas.

Sai de cena como um dos guarda-redes mais laureados do futebol, o único guarda-redes que conseguiu ser campeão europeu por dois clubes diferentes (Ajax, em 1994-95, e Manchester United, em 2007-08).

Van der Sar está há mais de 20 anos na alta-roda do futebol. Começou a brilhar no Ajax, há muito, muito tempo, e por lá fez as primeiras nove épocas como sénior. "Estou a trabalhar na minha biografia. Vejo algumas fotos e penso: "Isto foi há uma vida". Sem telemóveis, Internet...".

De Amesterdão foi para Turim, onde representou a Juventus durante duas épocas, mas não ganhou qualquer título. A contratação de Gianluigi Buffon empurrou-o para o Fulham. A carreira parecia que iria chegar ao fim em Londres, mas quatro anos sólidos convenceram Alex Ferguson a não cometer o mesmo erro duas vezes.

"Enganei-me ao não o contratar no início da década de 2000", admitiu recentemente o treinador do Manchester United. Seis anos depois, em 2005, Peter Schmeichel seria convenientemente rendido. Entre a saída do dinamarquês e a entrada do holandês, dez guarda-redes vestiram a camisola dos red devils (Mark Bosnich, Raimond van der Gouw, Nick Culkin, Massimo Taibi, Paul Rachubka, Andy Goram, Roy Carroll, Ricardo e as tentativas mais sérias Fabien Barthez e Tim Howard), mas nenhum convenceu inteiramente. Van der Sar já poderia estar reformado quando chegou a Manchester, com 34 anos, e por isso foi visto como uma solução temporária, mas a sua qualidade e estabilidade devolveram a confiança à baliza do United.

E ainda foi bem a tempo de conseguir mais títulos (quatro campeonatos, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes), recordes (minutos seguidos sem sofrer golos na Premier League: 1311, a melhor marca de sempre em Inglaterra e a sexta mundial; mais internacionalizações pela Holanda: 130) e destaques individuais (a defesa do penálti de Anelka na final da Champions). David de Gea deve ser o senhor que se segue na baliza do Manchester United.

Van der Sar (1,97m) também foi uma presença constante e imponente na selecção holandesa. Depois de ter estado no Mundial de 1994 como suplente, foi sempre titular em todas as grandes provas em que a Holanda participou até ao Euro 2008, ajudando a equipa a atingir as meias-finais nos Europeus de 2004 e 2008 e no Mundial de 1998.

"Está no auge da sua carreira. Merece sair no topo", sublinhou Ferguson, que considera que o guarda-redes ainda tinha mais algumas épocas de qualidade dentro de si. Van der Sar tem mais um jogo para o provar e um recorde para bater.

In Publico

Sem comentários: