segunda-feira, novembro 30, 2009

Gripe A



Já estou tão farto de ver barbaridades científicas, matemáticas e socio-económicas relacionadas com a gripe A nas notícias. Assim, decidi procurar eu próprio os dados relevantes, que aqui ficam para quem quiser ler:

1) Já morreram quase 8000 pessoas em todo o mundo de complicação relacionadas com a gripe A

Pode ser um numero bonito e redondo, mas não é muito impressionante. Só nos Estados Unidos morrem anualmente 36000 pessoas de causas relacionadas com a gripe sazonal (dados do Centre For Desease Control). Isto significa que a mortalidade causada por gripe A é perfeitamente irrelevante, sendo muito menos letal do que a gripe sazonal que apanhamos todos os anos. Aliás, não encontrei dados a nivel mundial, mas extrapolando um nivel de mortalidade semelhante ao dos EUA para o resto do mundo estaremos a falar de 600000-800000 mortes anuais. Se não andamos todos em pânico por causa da gripe sazonal e a ser vacinados em massa contra ela, porque razão o seremos por causa de uma doença consideravelmente menos grave.

2) Já morreram 2 gravidas que padeceram de gripe A em Portugal

Em 2005 houveram 87631 parto em Portugal (relatório da ordem dos Médicos). Estes tratam-se apenas de casos em que a gravidez chegou ao fim, pelo que o numero total de mulheres que estiveram grávidas em Portugal num dado ano será consideravelmente superior. Em Portugal, estima-se que 1/11000 mulheres morram durante a gravidez, não contannda com mortes relacionadas com abortos ilegais (in Wikipedia), pelo que mesmo assumindo a estimativa conservadora de 87000 mulheres gravidas por ano, seriam de esperar a morte de cerca de 8 mulheres durante a gravidez num ano. Se morreram 2 desde que começou o "surto" de gripe A, no Verão, dificilmente se poderá falar de um aumento na mortalidade de mulheres grávidas em Portugal devido à gripe A. Na verdade a principal causa de morte de mulheres grávidas (não incluída na estatistica acima referida) são os abortos ilegais. Contudo, vemos uma histeria mundial em prol da vacina contra a gripe A, o mesmo não acontecendo com a generalização do aborto legal a todos os países afectados por esse grande flagelo que é o aborto ilegal.


Nada como pegar em dados reais e na matemática para ver a realidade por uma prespectiva mais correcta e menos distorcida pelos meios de comunicação social. A histeria criada pelos media e que obviamene foi empolada pelas empresas farmacêuticas que estão a ganhar biliões com a "pandemia" de gripe A é baseada em mentirar e falácias estatisticas. Na verdade, não estamos sequer perante uma pandemia de acordo com a defenição tradiconal de pandemia. A definição de pandemia incluía "um numero muito elevado de mortes pela doença em causa", no entanto, a OMS alterou esta definição no início de 2009, de forma a que a nova definição de pandemia pudesse ser aplicada a gripe A. Aliás, perante a nova definição de pandemia teremos todos os anos uma nova pandemia de gripe de agora em diante, pois a gripe sazonal passou a caír dentro da actual definição de pandemia...
Torna-se cada vez mais obvio que toda a histeria dos ultimos meses foi planeada intencionalmente por interesses farmacêuticos suspeitos. A vacina pode ou não ser eficaz, pode ou não ser perigosa, mas certamente que não existe nenhum motivo válido para uma vacinação em massa e muito menos para o clima de terror que as autoridades de saúde, por exemplo a nossa Ministra da Saúde, tentam criar dia após dia nas notícias. É importante que as pessoas compreendam isso. A minha dúvida é apenas se os serviços de saúde estão a vender esta história ao publico por desconhecimento da realidade, ou se estão verdadeiramente envolvidos com as grandes farmacêuticas e têm também algo a ganhar com toda esta história...

Sem comentários: