sábado, outubro 15, 2005

O Quarto de Van Gogh em Arles


Este é um dos meus quadros favoritos, de um dos meus pintores favoritos, Van Gogh. Não sei explicar porque é que gosto, assim como não sei explicar por que é que, ao olhar para esta pintura, vejo o retracto perfeito do desespero do artista, eternamente assombrado pela procura inacabada da perfeição estética. Todos passamos a vida inteira a procurar algo, sem saber bem o que procuramos, na minha opinião, os artistas são aqueles que, de entre nós, mais sofrem com esse inevitável fracasso, e é desse sofrimento que nascem as suas obras.
Não sei explicar porque gosto deste quadro, mas sei que gosto, e isso significa que é, de facto, uma obra de arte.

4 comentários:

Ana Elias disse...

Curiosamente também gosto do tipo. Acho que é porque ele era um sábio louco e todas as suas obras deixam transparecer a confusa genialidade doentia com que tinha que viver. Em relação ao quarto, já reparaste no atrofio do espaço quase exíguo, quase afunilado, quase a imagem mais perfeita que já vi para retratar aquilo que sentimos quando o nosso cantinho, a nossa cabeça está cheia de ruídos nossose dos outros, que nos dão algum conforto porque reconhecemos como nossos, mas que nos asfixiam, porque não encontramos saída. Basicamente este sugere-me aquele sentimento de que tenho tudo dentro da cabeça, mas não me consigo organizar... não consigo pensar.

Ju disse...

uuuuooouuuu...
Então o quadro é uma obra de arte pq tu gostas dele....
Em relação ao quadro, há dias em que gosto e dias em que não gosto.

Anónimo disse...

eu achei o quarto super lindo por iso dezenhei um igual na escola e ate melhor

Anónimo disse...

acho que este quarto retrata um pouquinho de cada ser humano num determinado momento da vida,sempre nos deparamos com uma infinidade de coisas ,fatos que as vezes nos oprimem,é o momento da organização interior, arrumar o quarto, o que talvez o artista não tenha dado conta.