quarta-feira, janeiro 25, 2012

Pantera Negra

Eusébio da Silva Ferreira nasceu na antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, em Moçambique, no dia 25 de Janeiro de 1942. faz hoje 70 anos de uma vida recheada de glorias desportivas ao serviço do seu clube de sempre, o Benfica, e da seleção nacional portuguesa.
Criado nas ruas de Lourenço Marques, sempre com uma bola de trapos por perto, começou a dar nas vistas no Sporting de Lourenço Marques e com apenas 18 anos migrou para a metrópole para representar o todo-poderoso Benfica. Ao serviço do Benfica, Eusébio viria a conquistar 11 campeonatos nacionais, 5 taças de Portugal e 1 taça dos campeões europeus. Com a camisola de Portugal ao peito Eusébio liderou a seleção a um brilhante 3º lugar no campeonato do mundo de 1966, ainda hoje o melhor resultado de sempre de Portugal num mundial. 
Nesse campeonato do mundo Eusébio foi o melhor marcador, com uns impressionantes 9 golos. Ao longo da sua carreira, Eusébio conquistou 7 bolas de prata, um record nacional e 2 bolas de ouro. Se há coisa que caracteriza a carreira de Eusébio são as estatísticas impressionantes. O pantera negra marcou 615 golos em 635 jogos oficiais, dos quais 462 foram marcados ao serviço do Benfica. 
Eusébio abandonou os relvados em 1979, mas continuou ligado ao Benfica e à seleção nacional. sendo hoje um símbolo vivo do futebol português e um verdadeiro embaixador do Benfica, que o honrou com uma estátua no Estádio da Luz, em 1992.

Parabéns pantera negra!

Sem comentários: