quinta-feira, julho 07, 2011

Tropa de Elite

Para quem não conhece, os filmes Tropa de Elite (1 e 2), realizados por José Padilha, são filmes brasileiros que focam a questão da criminalidade violenta no Rio de Janeiro e o BOPE, a polícia militar que combate ferozmente os traficantes de droga das favelas, assim como a polícia corrupta da cidade. No primeiro filme a personagem principal, o Capitão Nascimento, combate os traficantes enquanto tenta treinar um novo agente capaz de o substituir na sua missão de libertar as favelas do jugo dos traficantes. Resumidamente, é um filme de polícia e ladrões.
O segundo filme leva o conceito mais longe. O Capitão Nascimento, agora a trabalhar no departamento de segurança do estado brasileiro, continua a combater o crime, mas começando agora a ver as ligações suspeitas entre traficantes de droga, polícias corruptos, milícias e políticos. É neste filme que realmente chamam os bois pelos nomes, ficando patente onde está a verdadeira origem do crime no Rio de Janeiro, na corrupção que graça a política. O filme acaba com uma imagem aérea do congresso brasileiro, em Brasília, com a sugestão implícita que é essa a origem de toda a corrupção que trava o desenvolvimento da nação brasileira.
Se o primeiro filme vale mais pela acção constante, o segundo filme vale pela história, pela maior profundidade da personagem do capitão Nascimento, e pelo aberto denunciar da corrupção que grassa o Brasil. São filmes a não perder!

Sem comentários: