quarta-feira, julho 27, 2011

Natureza fantástica

Estudo dá a conhecer os agricultores mais pequenos do mundo





Cientistas norte-americanos descobriram que alguns indivíduos de uma espécie de ameba, ser unicelular, recolhem bactérias que transportam e “semeiam” para que, depois de se multiplicarem, lhes sirvam de alimento.

O comportamento do agricultor, que semeia para depois colher os frutos do seu trabalho, já foi observado em peixes, formigas e térmitas e até moluscos, mas nada fazia prever que se viesse a descobrir que seres do reino Protista, formas unicelulares, também o podem exibir.

Cientistas norte-americanos da Universidade de Rice (Texas) revelaram que uma determinada espécie de amiba, Dictyostelium discoideum, que se alimenta de bactérias, é o agricultor mais pequeno que se conhece.

Segundo os biólogos este seres microscópicos, conhecidos como “slime mold” em inglês, vivem de forma independente alimentando-se de bactérias que obtêm do solo mas, quando o alimento se esgota, associam-se para, através de movimentos sinuosos, se deslocarem até novo local.

Aí, estabelecem-se formando um pedúnculo coroado por uma estrutura que produz esporos que dão origem a novas amibas, o que permite o recomeçar do ciclo. Os cientistas descobriram que algumas destas estruturas possuem também bactérias.

Segundo explica Debra Brock “Elas podem transportar [as bactérias], dispersam-nas, e semeiam-nas em novos locais e depois colhem-nas” .

No entanto, os investigadores não observaram este comportamento em todos os clones desta espécie que testaram, mas apenas em 2/3, o que sugere que os dotes de agricultor não devem ser vantajosos em todas as situações. De outro modo, o comportamento já se teria generalizado.

Sem comentários: