sábado, julho 09, 2011

Hino ao Biólogo

O filme "The Life Aquatic with Steve Zissou", filmado em 2004 por Wes Anderson, tinha na sua banda sonora o então ilustre desconhecido Seu Jorge. Este cantor brasileiro, que entretanto adquiriu reconhecimento quase global e já faz primeiras partes de concertos das maiores vedetas da música internacional, tinha um papel secundário no filme, fazendo o papel de um marinheiro do barco de Steve Zissou, uma paródia ao Calypso do Cap. Jaques Costeau. Essa personagem tinha como única função aparecer em algumas cenas a tocar versões brasileiras de alguns dos maiores êxitos do mítico David Bowie.
Entre as músicas que ele tocava, existia uma que tocava fundo no coração de qualquer biólogo. A versão do Seu Jorge de Five Years (cujo original fora a música de abertura do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, editado por David Bowie em 1972) parece, mesmo que talvez sem querer, um hino ao triste fado do biólogo. Se não, vejam alguns detalhes da letra:

Minha missão nesse mundo
É Pesquisar animais
Mergulhando no escuro
Com perigos reais
(não precisa de comentários)

E é sem ar que eu fico
Há Muito tempo eu fico
E Nunca fico rico
Aí por isso eu grito
(Se há coisa que os biólogos não ficam é ricos, e andam boa parte do tempo sem ar e à beira de gritar)

Porque eu não vivo há
Five years
Quase não vi nada nesses
Five years
(Cinco anos é um horizonte optimista para o tempo que um biólogo demora a fazer o seu doutoramento. Passados esses anos, ele olha para trás e verifica que esses anos são um imenso buraco na sua vida)

Fica aqui agora a música:

Sem comentários: