domingo, março 06, 2011

Homens da Luta

Depois da vitória dos Homens da luta no festival da canção, o palco está montado para trazer-mos para Portugal a extraordinária onda revolucionária que tem varrido o Mediterrâneo. Claro que não acredito que o povo português faça algo, só se desse para fazer a revolução por SMS com o cuzinho sentado no sofá... mas a esperança é a última a morrer, e se 40% de desemprego entre a geração mais bem formada (e informada) de todos os tempos não é motivo para se fazer uma revolução, não sei que melhor motivo existirá.
Lembro sempre das palavras sábias de Thomas Jefferson que dizia há quase 2 séculos e meio que “The tree of liberty must be refreshed from time to time with the blood of patriots and tyrants. It is its natural manure.” A ideia de que a democracia é a sociedade ideal e eterna é um erro crasso. A tendência natural da sociedade é para a tirania e as injustiças, por isso mesmo são necessárias revoluções frequentes para assegurarem que o povo é realmente quem governa e não uma qualquer oligarquia que partiu na pole-position da ultima revoluçlão, como acontece hoje neste Portugal cada mais esquecido do significado do 25 de Abril.
Lembrem-se que numa democracia real, o povo é realmente quem mais ordena... Olhem para a política em Portugal e teram de constatar que essa não é a realidade do nosso país. Por isso temos de voltar a começar de novo, e teremos de o fazer, vezes e vezes sem conta, sempre cada passo mais próximo da sociedade perfeita, mas sabedores do facto inequívopco de que nunca a alcançaremos!

Sem comentários: