quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Pare, Escute e Olhe

Ontem fui ver o Pare, Escute e Olhe, documentário português sobre o drama do encerramento da linha do Tua, decisão politica que veio destruir as vidas dos habitantes do Vale do Tua e tem levado ao acelerado despovoamento da região. Esta verdadeira catástrofe social foi iniciado pelo mais criminoso que o nosso país conhece, o actual Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, que tanto se tem esforçado por destruir a vida dos habitantes do nosso país.
Foi esse inergume que, enquanto era primeiro-ministro, mandou encerrar o troço Mirandela-Bragança nos anos 90, de forma a beneficiar o lobby do alcatrão, acabando com a opção ferroviária de forma a obrigar os locais a usar as estradas, sob promessa de uma auto-estrada que hoje, 20 anos depois, continua a não existir. Algumas freguesias da zona perderam desde aí até 30% da população, que sem vias de comunicação e sem investimento preferem migrar para o litoral, ou para a França e a Suíça.
Mais recentemente, foi o actual primeiro ministro José Sócrates, com apoio do agora presidente Cavaco Silva que autorizou o encerramento do troço Tua-Mirandela, agora para beneficiar o lobby do betão e a EDP que pretendem por ali construir uma grande barragem, com consequências absolutamente dramáticas tanto em termos sociais como ambientais.
Enquanto os governantes do país brincavam aos empresários e enchiam os bolsos com as negociatas do betão e do alcatrão, a região transmontana continuava a sangrar, a perder população a cada dia que passa, cada vez mais envelhecida, mais pobre e mais esquecida. o povo português não pode deixar estes crimes hediondos passarem despercebidos. Tem de castigar estes criminosos nas urnas, tem de ir para as ruas manifestar-se. O assalto descarado ao povo português tem de acabar. Não podemos continuar a virar a face eternamente.

Não percam o documentário, agora está disponível em DVD. Para mais informações, vejam o site do Pare, Escute e Olhe.

Sem comentários: