
Acho que aqueles que duvidam das provas paleontológicas relativas à origem dinossauriana das aves actuais deveriam olhar com atenção para esta fotografia do papa-léguas
Geococcyx californianus, o famoso "miep-miep" dos desenhos animados. Quando não estão a enganar coiotes armados com foguetes, bombas e catapultas, estas aves vagueiam pelas zonas áridas do sudoeste do Estados Unidos e do norte do México, sendo ameaçadas não tanto pelos coiotes, mas antes pela perda de habitat, pela construção de estradas e as consequentes mortes por atropelamento, e pela caça ilegal inspirada pelo mito, não confirmado pelos estudos científicos realizados até agora, de que estas aves caçam codornizes.
A forma como os papa-léguas correm parece chamar imediatamente à memória os dinossauros carnívoros, nomeadamento os dromaeosaurídeos (do grego "lagartos corredores") do final do cretácico, como o Velociraptor ou o Deinonychus. Parece ser apenas um pequeno passo evolutivo de um desses temíveis lagartos pré-históricos até estes pequenos lagartos cobertos de penas da actualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário