quarta-feira, agosto 18, 2010

A situação do emprego em Portugal


Carta do presidente da empresa ao melhor candidato num concurso para director-geral:


Caro candidato, quero antes de mais congratula-lo pelo excepcional curriculum vitae que apresentou. Não só apresenta uma licenciatura e um mestrado na área requerida, como concluiu também um doutoramento numa conceituada universidade Americana, acrescentado-se a isto vários anos de experiência na área em causa.
Assim, estamos dispostos a aceita-lo como director-geral da empresa, a título de voluntário, e sem remuneração. Gostaria de lhe lembrar que a experiência que irá adquirir a trabalhar connosco lhe abrirá as portas para cargos de voluntariado em empresas de maior renome nacional, podendo mesmo, com alguma sorte e muito esforço e dedicação, num prazo de 5 a 10 anos, vir a conhecer um ministro ou secretário de estado que lhe poderão arranjar um emprego remunerado.
Antes de terminar esta missiva, gostaria de lhe lembrar a sorte que tem, considerando o desemprego que flagela o país, e de lhe pedir apenas um sacrifício adicional: que as deslocações que terá de fazer no desempenho das funções para que foi escolhido sejam efectuadas em viatura própria, não podendo a empresa neste momento, devido à situação económica internacional, pagar os gastos de combustível associados.

respeitosamente,

O Magnânimo Presidente


Porque a ficção por vezes anda muito perto da realidade...

Sem comentários: