terça-feira, abril 05, 2005

O papa morreu

Pois é, parece que o pobre velhote teve finalmente o descanso que merece. Não sou propriamente uma pessoa religiosa, pelo contrário, quem me conhece, sabe bem do ódio de estimação que nutro contra a igreja católica, e pessoalmente, não tenho grande dúvida que essa e outras seitas milenares têm sido, nos últimos milénios, os principais entraves ao desenvolvimento da humanidade (10 séculos de Idade Média devem chegar para explicar a minha opinião!!!).
Ainda assim, não podia deixar de mencionar o acontecimento, por um lado, porque trata-se de um acontecimento histórico, basta dizer que Carol Wojtila foi o único papa que alguma vez conheci, já estava no cargo quando eu nasci e por isso ele sempre foi para mim um sinónimo da palavra "papa". São estas as poucas ocasiões que temos para realmente sentir que estamos a navegar na crista da história, e que ela se desenrola sob os nosso pés, mesmo quando nos parece que tudo está parado. Por outro lado, se filtramos todos os dogmatismos inerentes a um cardeal da igreja católica (ao chefe deles, ainda por cima!), Carol Wojtila parece ter sido um homem realmente merecedor do seu lugar na história. Não posso concordar com as suas posições sobre tantas coisas como: a contracepção, o aborto, a eutanásia, ou a existência de Deus e a posição de vassalagem a que eles gostam de reduzir a humanidade. Mas ele também foi o primeiro papa que assumiu os horrores dantescos levados a cabo pela sua igreja ao longo dos séculos, defendeu a igualdade e a(lguma) liberdade para os povos e procurou até a aproximação entre as várias fés que dominam o globo. Só por isso, acho que merecia esta menção no meu blog.

Só me resta dizer duas coisas:
- espero que o próximo não seja um gajo completamente fanático e fundamentalista.
- adeusinho pá! Apesar de não acreditar nisso, até que era fixe se fosses tu quem tinha razão e existisse realmente alguma "vida" depois da morte.

Se algum pensou que este post ia acabar em "amén" devem tar mas é com uma grande trip de um ácido qualquer! Só porque disse bem do papa, não quer dizer que não prefira manda "à merda" o resto da corja toda do vaticano.

1 comentário:

Filipe disse...

Então eu digo... Amen.