sábado, abril 23, 2005

A Holanda

Acabei de passar uma semana na Holanda e não posso deixar passar esta oportunidade de falar sobre o assunto.
Em primeiro lugar, Holanda não, Países Baixos, porque Holanda é só uma das várias regiões administrativas, mas como incluí Amsterdam automáticamente é promovida a país! Acho que também não gostavam se em vez de Portugal todos os estrangeiros lhe chamasse Área Metropolitana de Lisboa... Claro que compreendo o desuso do nome Países Baixos, toda a gente sabe que o termo é mais frequentemente usado no português (sobre tudo em futebolês) para denominar uma parte da anatomia masculina, muito dada a choques dolorosíssimos com bolas de futebol!
A coisa mais engraçada acerca do país é a própria geografia. Como sabem, eles não tem montanhas (há uma pequena colina a que eles chamam montanha... enfim!), por isso eles referem-se a pequenas elevações do terreno com 10 m de altura como "colinas", o que é no mínimo curioso. Por outro lado, na ideia deles, uma subida com 0,5º de inclinação e 20 m de comprimento é uma rampa e como tal têm de ter todos os cuidados com os pontos de embraiagem, é absurdo, os gajos fazem pontos de embraiagem em sitios onde eu arrancaria em 2ª!
Depois têm os diques e os polders, a que eles gostam de chamar Terra Nova, mas não vi nenhum bacalhau por lá! De resto é só campo verde completamente plano, seguido de campo verde ainda mais plano, com canais sempre em linha recta e um numero impressionante de lagos (diga-se de passagem cheios de bicharada!). Quanto às aldeias e cidades, são super organizadas com tudo arrumadinho no sítio. É agradável de ver e até bastante bonito, mas ao fim de algum tempo começa a meter alguma impressão (pelo menos é o que dizem as pessoas que já lá estão à algum tempo).
Depois temos a questão da geografia política. Estão entalados entre a Alemanha, a Bélgica e o Luxemburgo, sendo que os Holandeses odeiam os Alemães porque eles os invadiram, bombardearam, mataram e violaram na 2ª grande guerra, os Belgas odeiam os Holandeses porque a maioria das anedotas holandesas são sobre belgas e eles não gostam muito disso e os Luxemburgueses não odeiam nem adoram ninguém, mas também ninguém lhes liga nenhuma porque não chegam sequer para encher um estádio de futebol.
Quanto às túlipas, devem ser um mito porque não vi quase nenhumas!

4 comentários:

raites disse...

Devias era estar atordoado, porque eu vi tulipas!
Será q também não viste as bicicletas?!

Anónimo disse...

Giro, mas podias ter aproveitado o tempo de viagem para ler uma gramática portuguesa e aprender as diferenças entre À e Há, para já não falar dos outros erros espalhados por todo o blog. Por acaso não viste se a primária nos "Países Baixos" é melhor que em POrtugal?

Filipe disse...

Ouch!! Essa foi forte...
Entao ja foste à Holanda! Muito bem... E que tal se escrevesses um post descrevendo as coisas que por lá fumaste e comeste que te deixaram com um espírito mais leve??? :)
Visitaste a Ana??
Um abraço!

Unknown disse...

Desculpa lá os erros de português, mas para ser honesto costumo escrever estes posts um bocado à pressa! De futuro vou tentar ser mais cuidadoso!

De qualquer maneira, sempre defendi que o português é uma língua em evolução. Se ao longo da história todos tivessem sido tão puritanos com a gramática ainda estávamos para aqui a falar espanhol arcaico do séc. XI.