sábado, novembro 19, 2011

Corvina com laranja

Não pretendo ser nenhum ás na cozinha, mas até um certo jeito. Tenho alguma capacidade para acertar instintivamente quando experimento coisas novas. Ontem tínhamos comprado umas postas de corvina no Pingo Doce, para aproveitar uma promoção, e hoje na praça compramos umas laranjas muito sumarentas. Enquanto trazia as laranjas para casa vinha já a magicar como juntar as duas coisas. De alguma forma, a ideia de juntar laranjas e peixe num prato soava-me bem.
Para não meter muita água, procurei na net eventuais receitas de corvina com laranja e de facto encontrei 2 ou 3, mas não gostei especialmente de nenhuma, umas porque implicavam fritar o peixe, um verdadeiro sacrilégio quando estamos na posse de uma posta fresca de corvina do alto, ou só usavam a casca das laranjas, quando eu queria usar o sumo. Decidi fazer uma versão mista de várias receitas e ver o que acontecia:

Comecei por espremer o sumo de duas laranjas. Depois, refoguei uma cebola pequena, picada, juntamente com a casca de uma das laranjas e com uma folha de louro. Depois de deixar a cebola alourar, retirei parte das cascas, deixando apenas dois pedaços e coloquei sobre a cebola duas postas de corvina que tinham previamente sido temperadas com sal, pimenta e sumo de meio limão. Deixei o peixe apanhar um pouco de cor, só dois ou três minutos e depois verti o sumo das laranjas sobre o peixe. Depois o peixe foi cozinhando no sumo de laranja, talvez durante uns 20-25 minutos, até me parecer bem cozinhado.
Foi acompanhado com um arroz com tomate, pimentos e alguns camarões que tinham sobrado de uma refeição anterior.

O peixe ficou delicioso. O sabor da laranja misturou-se na perfeição com o gosto do peixe fresco. Adorei! Recomendo vivamente...

Sem comentários: