sexta-feira, junho 26, 2009

San Juan

Tenho de fazer a minha mea culpa. Nunca tinha visto o S. João bem como uma festa civilizada, como o S. António em Lisboa, mas como uma cena barbárica lá dessa terra no Norte habitada por super-dragões e avantesmas acessórias vestidas de azul e branco. Imaginava aquilo como uma segunda parte da festa de celebração do título dessa gentalha que tão bem denominou a sua igreja como a "das Antas". Que lá isso eles são.
Mas ter uma namorada nortenha e Benfiquista ajudou a abrir a minha mente, celebrar o S. João, aliás S. Juan, em Barcelona ainda mais ajudou para entrar no espírito.
Também me agrada o facto de a festa por aqui pouco ou nada ter que ver com santos. Aqui o San juan é a celebração do solstício de verão.

Os espanhóis, como é habitual, levam a coisa muito mais longe que nós. Em vez de martelinhos e balões com velas e paneleirices afins, os gajos é logo bombas. E vou chamar-lhes bombas e não bombinhas, pois a noite de dia 23 de Junho por aqui mais parecia uma noite passada em Bagdad. Ele eram bombas e bombinhas, estalinhos e fuguetes, muitos foguetes. Parecia mesmo um cenário de guerra com explosões estoiros e rajadas a fazerem tremer a cidade inteira até altas horas da madrugada.
Fomos celebrar o S. Juan com mais portuguese, e com irlandeses, e dois catalões à mistura. muitos copos até às tantas, mas depois falta o ex lybris da noite Barcelonesa. A partir das 2h ou 3h da manhã tod a gente se começa a concentrar nas praias. A festa recomeça e continua até de manhã.

Para mim o ponto alto foi sem dúvida o meu primeiro mergulho nocturno no mar. Não era possível resistir. A água assim negra mete algum respeito, mas a noite estava fantástica e a água uma delicia, lá fomos ao mergulho e até deu para dar umas braçadas. foi excelente. Algo me diz que me vou adaptar rapidamente á vida na capital catalã...


Sem comentários: