quarta-feira, março 23, 2005

A Páscoa... e outros feriados

Recomendo quem for muito sensível e/ou religioso a não ler este post.

Vem aí a Páscoa e, claro, pára tudo para mais uma destas famosas "festas da família", tudo porque um gajo qualquer bateu a bota à mais de 2000 e disse que o fazia em nome da humanidade. Coitado do J.C. até me parece er sido um gajo às direitas, defensor dos pobres e dos injustiçados, acho que mereçe o seu lugar na História como um importante profeta e ideólogo. Até acho justo que lhe façamos justiça com um feriado. Mas um não chegaria?
É um porque o gajo nasceu, é um porque o gajo morreu, mas afinal nao morreu e renasceu uma semana depois, outro pela mãe dele, etc. Já agora porque não uns feriados em nome do cão, do gato, do dia em que disse a primeira palavra, do dia em que lhe nasceu a barba (ele até é famoso por ela!) ou pelo dia em que... ia escrever uma cena sobre a Maria Madalena, mas depois podia-me caír um relâmpago na cabeça ou ser castigado e ir parar ao céu!

Na verdade, eu não queria criticar este belo feriado em que além da morte e ressureição de Cristo celebramos a Engenharia Genética. Sim, a Engenharia Genética, ou conhecem outra esplicação para coelhinhos cor-de-rosa que põem ovos de chocolate? Na verdade, o que eu queria era propor mais alguns feriados, ou não fosse eu português.

Assim, se Jesus Cristo tem direito a uma série de feriados, podemos categorizar os vários motivos porque ele é famoso e atribuir feriados a gajos famosos pelo mesmo. Cá vão alguns feriados:

Feriados dedicados a gajos barbudos:
- António Variações
- Charles Darwin
- Che Guevara
- Camilo Castelo Branco

Feriados dedicados a gajos que morreram a defender ideais demasiado avançados para a época:
- o gajo que foi atropelado por um tanque na Praça Tienannmen
- Sócrates (o outro... também não é esse do futebol... o outro mais antigo, grego)
- Galileu (não morreu, mas teve de matar a sua auto-estima para se safar...)
- Martin Luther King

Feriados dedicados a pessoal que ninguém se entende sobre se já morreram ou não:
- Elvis
- Marilyn Monroe
- Papa João Paulo II
- também há o Hitler, mas por uma questão de respeito aos outros membros desta lista, não vou incluí-lo aqui. Esse filho da mãe, espero que tenha morrido quando dizem, mas muito lentamente!


Feriados dedicados a filósofos e ideólogos:
- Platão
- Aristóteles
- Bacon
- Descartes
- Kant
- Hegel
- Nietzsche
- Marx
- Rousseau

Ficam lançadas estas sugestões. Podem ser que alguém aproveite algumas!

Sem comentários: