quarta-feira, setembro 30, 2009

E pur si muove 2


Uma pessoa lê os estudos e ouve falar dos dados sobre alterações climáticas, mas eles tornam-se muito mais reais quando nos saíem do nosso próprio trabalho.
Estavamos interessados em compreender como a amenização do clima aqui na Holanda, na Primavera, afecta a temporização da epoca de reprodução das aves migratórias. Obtivemos dados do centro nacional de meteorologia da Holanda, relativos às temperaturas médias. Eis o resltado:
A temperatura média do mês de Maio subiu em média, entre 1976 e 2007, 0.06ºC por ano. Ou seja, 0.6ºC por década. Ou seja, caso a tendência se mantenha, 6ºC por século!!!
Não tenho aqui os dados exactos pois é uma colega minha que está a fazer as analises, mas sei que as variações durante os restantes meses da primavera e Inverno são equivalentes. Não temos dados relativos ao Verão e Outono pois essas estações não afectam directamente as nossas aves que migram para latitudes mais meridionais nessa altura.
Ou seja, se o padrão actual se mantiver, as temperaturas médias de Inverno e Primavera na Holanda, que já subiram quase 2ºC, podem subir mais outros 5 ou 6ºC até final deste século. E mais, até entre 1901 e 1975 o padrão de mudança varia em redor de 0, enquanto que durante as três décadas analisadas o aumento foi crescendo, o que sugere que isto seja uma subestimação das verdadeiras subidas em potencia da temperatura nesta parte do globo!

1 comentário:

Zoe disse...

Nossa Pedro, fiquei assustada! Já não tem mais volta, já estamos no aquecimeno global. Todo combustivel fóssil será queimado, gerando CO2, e voltaremos a Periodo Carbonífero, onde as plantas era enormes (se ainda existirem, claro) e o ciclo recomeçará!