domingo, janeiro 30, 2011

Piscares de Olho - XXII

O piscar de olho desta semana leva-nos até à aldeia de Rio de Onor, nas profundezas do Parque Natural de Montesinho. Esta aldeia fica encostada à fronteira com Espanha, na verdade a aldeia é dividida ao meio pela fronteira, sendo a parte espanhola denominada Rihonor de Castilla, sendo ambas as partes conhecidas pelos seus habitantes como "povo de acima" e "povo de abaixo", não se distinguindo assim de facto como dois povoados diferentes.
Rio de Onor subsiste ainda como aldeia comunitária. Este regime pressupõe uma partilha e entreajuda de todos os habitantes, nomeadamente através da partilha dos fornos comunitários, dos terrenos agrícolas comunitários onde todos devem trabalhar, e de um rebanho pastoreado nos terrenos comunitários.
Na verdade, este povoado singular assume, para além de um regime de governo próprio, um dialecto próprio e quase extinto, derivado do Asturo-Leonês, à semelhança da Língua Mirandesa. Tipicamente trasmontana, a aldeia apresenta casas tradicionais como a da fotografia, compostas por dois andares: no andar de cima moram as famílias, no andar de baixo ficam o gado, os cereais e outros produtos da terra.

sábado, janeiro 29, 2011

Samurai

Ir ao Alentejo e comer comida japonesa é um imenso sacrilégio. As iguarias alentejanas, das migas às açordas, dos espargos á sopa de cação, dos ensopados às beldroegas, não competem sequer na mesma liga que os melhores pratos japoneses. Mas quando uma pessoa tem a sorte de viver no Alentejo, com a gastronomia alentejana á disposição diáriamente, eventualmente apetece variar.
para variar, nada melhor que um restaurante japonês buffet, ao estilo all you can eat... Acabamos de chegar a casa depois de uma maratona de sushis, tempuras e afins, foi mesmo comer até rebentar! O melhor é que a variedade é enorme, a qualidade bastante boa, e o preço muito apetecível, 9,90€ por pessoa mais bebidas.
Assim, recomendo vivamente uma visita ao recentemente aberto Samurai, na rua Serpa Pinto, bem no centro de Évora... de comer e chorar por mais!

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Acabou...


Portugal já era um absurdo há muito tempo, a relação sempre foi de amor ódio, mas é hoje o primeiro dia em que me apetece verdadeiramente devolver o meu cartão de cidadão (o tal que não tem sequer o número de eleitor) e pedir uma nacionalidade nova.
Se isto fosse uma relação amorosa, só teria a dizer a Portugal que acabou. Acabou tudo entre nós, não quero receber nem mais um telefonema, nem mais uma mensagem, nem mesmo um último olhar. Acabou...

domingo, janeiro 23, 2011

Piscares de Olho - XXI

O piscar de olho desta semana leva-nos até à Islândia, a terra onde o gelo e o fogo parecem conviver de forma quase pacífica. Visitei esse país fantástico no Verão de 2006, tendo ficado deslumbrado pelo Sol da meia-noite, pelas paisagens e pelo impressionante espectáculo de um país em que a geologia parece estar ainda a meio, como se a terra estivesse ainda inacabada naquele que, geologicamente, é o país mais jovem da Europa. Durante a semana que lá passei vi cenários verdadeiramente arrebatadores, mas esta casa de telhado azul, tão pequena perante a imensa cascata que se desenha na face da montanha próxima deixou-me a pensar como será viver um dia num local assim e ver este cenário pela janela a cada dia...

terça-feira, janeiro 18, 2011

Enquanto há força

Para não nos esquecer-mos que enquanto há força, a esperança é a última a morrer. Que não hajam dúvidas, a democracia equalitária em que vivemos está em risco, e um mau resultado nas eleições do próximo domingo podem lançar-nos num declive escorregadio cujo resultado final poderá ser um retrocesso civilizacional de décadas. Não nos podemos acomodar aos direitos que adquirimos, temos de lutar todos os dias para os manter. Por isso, no domingo, votem e votem bem, isto é, não votem no Silva...


Enquanto há força
No braço que vinga
Que venham ventos
Virar-nos as quilhas
Seremos muitos
Cantai rapazes
Dançai raparigas
E vós altivas
Cantai também

Levanta o braço
Faz dele uma barra
Que venha a brisa
Lavar-nos a cara
Seremos muitos
Seremos alguém
Cantai rapazes
Dançai raparigas
E vós altivas
Cantai também

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Gostaria de partilhar aqui este excelente texto de São José Almeida, no Publico de ontem, sobre a demagogia galopante do candidato Cavaco Silva:


"A coerência é uma característica humana tida como louvável. E na política ela é mesmo apontada como imprescindível. Pelo menos, era assim de acordo com as características e as regras da vida política e democrática, antes da cedência dos políticos à facilidade do mediatismo e da política consumista conduzida por critério publicitários de manipulação das pessoas. Cedência essa que potenciou o populismo e a demagogia e que leva os políticos a dizerem não importa o quê, o mesmo e o seu contrário, desde que isso renda votos.

E é lamentável ver como Cavaco Silva, que é um dos mais preparados e experientes políticos portugueses da democracia, que determina a vida política há 25 anos, ceder como tem cedido ao populismo nesta campanha eleitoral em que tenta a sua reeleição. Depois de ter cavalgado a onda dos protestos dos professores, depois de se ter juntado à causa dos agricultores – ele que negociou a formatação da agricultura portuguesa à Comunidade Europeia -, depois de ter acenado com o fantasma da crise política – quando desempenhou um primeiro mandato a distanciar-se de dramatizações políticas -, decidiu agora criticar os cortes salariais da função pública e considerá-los injustos. Injustos porque há “largos milhares” de pessoas que não sofrem a medida, isto é, os trabalhadores do sector privado. Além de que “não foram pedidos sacrifícios a outras pessoas com rendimentos muito maiores”.

Ora o que é espantoso é que o Cavaco Silva candidato é o mesmo que há cerca de um mês se vangloriou de ter promovido o acordo entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho, mediado pelo seu amigo Fernando Catroga, que possibilitou a aprovação do Orçamento do Estado para 2011 em que esses cortes salariais são decretados. De facto é lamentável ver um político com história e um estadista ceder ao facilitismo pela caça ao voto."



Eu não lhe chamaria um estadista, que ele nunca o foi, nem nuna o irá ser... mas esse senhor, que se auto-vangloriza pela sua suposta honestidade e rectidão, parece cada vez mais próximo do registo demagogo e populista de Berlusconi!!

domingo, janeiro 16, 2011

Piscares de Olho - XX

Os piscares de olho chegaram à vigésima edição. Para hoje uma fotografia daquela que é provavelmente a melhor, ou pelo menos a mais espectacular praia do país, a Praia da Carrapateira. Localizada na Costa Vicentina, mais ou menos na fronteira entre o Algarve e o Alentejo, esta praia é um paraíso de areias brancas, mar azul e calma. Estando muito afastada do buliço do Algarve turístico e das estradas principais, é uma praia calma, com poucas pessoas, muitas deles surfistas e kite surfistas que procuram as ondas pefeitas que por ali rebentam.
Na verdade não devia ter feito este post. A Carrapateira é um dos segredos mais bem guardados do país, se esse segredo se espalha pode ser destruído rápidamente... espero que o bom senso impere, ao menos por uma vez.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Manuel Alegre a presidente

Tenho o enorme orgulho de poder dizer que ontem à noite apertei a mão ao camarada Manuel Alegre e lhe disse, olhos nos olhos "Temos de ganhar Manuel. Temos de ganhar!!"

Aproveito o balanço para fazer aqui um apelo, a todos os que possam ler este texto, quer intencionalmente quer por acaso, a todos os portugueses, a todos aqueles que desejam um futuro melhor, a todos aqueles que querem o melhor para os seus filhos, para os seus netos, para os seus primos, amigos e conhecidos, a todos os que acreditam que a justiça, a liberdade e a igualdade são os valores maiores da nossa sociedade, a todos aqueles que são, em última análise cidadãos conscientes da democracia em que vivemos. Apelo a todos, independentemente das suas simpatias partidárias, independentemente da sua cor, credo ou sexo, independentemente da sua idade, profissão ou origem geográfica. Em última análise apelo a todos os que não são nem multi-milionários, nem criminosos, e como tal não fazem parte da comissão de honra de Cavaco Silva.

O meu apelo é simples, no dia 23, votem em Manuel Alegre, votem em Manuel Alegre, voltem em Manuel Alegre. Porque a alternativa (assumindo que os restantes candidatos da esquerda dificilmente poderão vencer) é o abismo de uma democracia destituída dos valores democráticos pelos quais todas as pessoas de bem se regem.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Haiti, um ano depois

Esta imagem foi recolhida no Haiti, um ano após o sismo demolidor que arrasou o Haiti. Alguns sobreviventes juntaram-se num jogo de futebol, imagem clara das dificuldades que esse país, já antes do sismo um dos mais pobres do mundo, terá de enfrentar. U país sem infra-estrutura, sem recursos e com uma imensa franja da sociedade a viver em barracas, sem emprego e, como no caso deste jogadores, estropiados pelo sismo e pelas infecções que grassaram a população depois o sismo devido à falta de assistência médica. É uma imagem poderosa, na minha opinião.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Bola de ouro da FIFA


A FIFA anuncia hoje, aliás dentro de momentos, os jogadores e treinadores que serão distinguidos como melhores do ano em 2010. Pessoalmente já fiz as minha escolhas, que ficam aqui para a posteridade. Falta ver até que ponto a FIFA concorda comigo!!!

Melhor Guarda-redes:
Julio César, Inter Milão

Melhor defesa:
Lúcio, Inter Milão

Melhor médio:
Andrés Iniesta, Barcelona

Melhor avançado:
Diego Milito, Inter Milão

MELHOR JOGADOR:
Leonel Messi, Barcelona

MELHOR TREINADOR:
Pep Guardiola, Barcelona


As milhas escolhas ficam repartidas entre a melhor equipa do mundo da actualidade, o Barcelona, de longe a equipa que melhor futebol jogou no ano transacto, e o Inter de Milão, campeão europeu. Para mim o melhor médio deveria ter sido Arjen Robben do Bayern Munique que levou a equipa às costas sozinho até à final e que apesar das lesões fez o mesmo com a Holanda no mundial, mas esse jogador não está dentro do lote dos nomeados deste ano.
Quanto à escolha do treinador, claro que Mourinho também merecia ganhar, por tudo o que ganhou no ano passado, mas o futebol da sua equipa estava a anos-luz do futebol deslumbrante com que Pep Guardiola pintou as cores do Barcelona. Sou fã de futebol espectáculo e não do anti-jogo do Inter de Milão, daí a minha escolha.

domingo, janeiro 09, 2011

Piscares de Olho - XIX

Gosto muito desta foto. O piscar de olho de hoje mostrar um dos canhões da fortaleza de Sagres, virada para o Cabo de S. Vicente. O mar azul, o céu ainda mais azul, e a pedra, o ferro e a madeira ancestrais, todos combinam para pintalar um pouco da história de Portugal. Um tempo em que tinhamos de proteger a nossa costa de desembarques enimigos, as nossas aldeias costeiras de ataques de piratas europeus ou árabes.
Mas acima de tudo gosto da luz e das cores, das cores que são quase tão lusas como o vermelho e verde da nossa bandeira!

quinta-feira, janeiro 06, 2011

O valor económico da Natureza


Este video serve de publicidade a um site e a um projecto que se trata de um raro caso em como a economia, quando bem aplicada, pode também ser utilizada para o bem da humanidade e não apenas para a sua ruína como os nossos actuais econo-políticos pretendem provar dia após dia. Se o verdadeiro valor dos valores naturais for tomado em devida conta, a conservação da natureza deixa de ser um gasto de dinheiro, passando a ser o investimento com maior retorno de que a humanidade alguma vez dispôs. É importante compreender isto, não só do ponto de vista ecológico, mas também do ponto de vista económico. Se o PIB de cada nação tivesse em conta os valores naturais, a comunidad global seria não só mais justa e sustentável, mas também muito mais rentável, pois passaria a basear-se em fundamentos correctos e factuais e não na pseudo-ciência económica que vemos dia após dia nos nossos telejornais, baseada em especulações e falsidades.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Quem anda com criminosos, criminoso é...

Abdool Vakil, Joaquim Coimbra, Alberto Figueiredo, accionistas e ex-dirigentes do SLN, grupo liderado por Oliveira Costa, e ainda Fernando Fantasia (parceiro de negócios), integram a comissão de honra da recandidatura presidencial de Cavaco Silva. Nenhum é arguido no processo-crime em curso, mas todos foram ouvidos pela comissão parlamentar de inquérito à falência do BPN. A comissão do Presidente inclui quase 800 pessoas.
O caso BPN persiste em dominar a campanha presidencialO caso BPN persiste em dominar a campanha presidencial (Foto: Daniel Rocha)

A nacionalização do banco justificou a criação de uma comissão de inquérito à supervisão e nacionalização do BPN, o que não foi alheio ao facto de a sua falência ter tido repercussões na esfera política. A instituição possuía nos seus órgãos sociais ou na estrutura accionista dirigentes políticos do PSD no activo, sendo os mais emblemáticos Dias Loureiro, nomeado por Cavaco para o Conselho de Estado, e os ex-ministros Arlindo Carvalho, Daniel Sanches e Rui Machete. E clientes como Duarte Lima. Também Cavaco Silva, a filha e o genro eram clientes do BPN e accionistas, posição que largariam antes de Cavaco avançar para Belém.

O Presidente disse ontem, nos Açores, que não falará mais sobre este assunto (ver texto nesta página).

A ligação de Abdool Vakil, economista e líder da comunidade islâmica, ao actual Presidente é antiga. Foram contemporâneos na faculdade, ambos passaram pelo Banco de Portugal, e o ex-presidente do Banco Efisa foi mandatário de Cavaco nas últimas presidenciais. E foi como presidente do Efisa, vendido por si em 2002 a Oliveira Costa, que passou a integrar a administração do BPN SGPS.

Alargamento ao PS

Mas a intenção de Oliveira Costa, principal arguido do processo BPN, era alargar a sua esfera de influência ao PS. Num email enviado a seu pedido, Vakil sugeriunomes ligados ao PS para integrarem os órgãos sociais do Efisa. José Lamego, Augusto Mateus e Guilherme Oliveira Martins chegaram a assumir funções no conselho superior do Efisa. Mas foram equacionados outros nomes como os de Fernando Castro, ex-chefe de gabinete de Pina Moura, e dos deputados socialistas Vera Jardim, João Cravinho e Alberto Costa.

Vakil foi duas vezes à comissão de inquérito. Os deputados questionaram-no sobre a existência do Banco Insular, com sede em Cabo Verde, e sobre o banco virtual usado por Oliveira Costa para esconder prejuízos e ocultar negócios ruinosos.

Os deputados quiseram ouvir ainda Joaquim Coimbra, Alberto Figueiredo e Fernando Fantasia. Este último parceiro de negócios de Oliveira Costa na área imobiliária, tendo estado envolvido na compra da Herdade de Rio Frio (Palmela, entre Alcochete e Montijo). Um negócio polémico, realizado duas semanas antes do anúncio da nova localização do aeroporto de Lisboa.

Já os empresários Joaquim Coimbra e Alberto Figueiredo eram grandes accionistas do BPN, através da SLN - a que o último actualmente preside. Os dois pertenciam ao grupo de 10 accionistas que no final de 2007 tentaram correr com Oliveira Costa e que, por imposição do Banco de Portugal, introduziram mudanças na estrutura organizativa do grupo.

Coimbra é um empresário de Tondela que já foi da Comissão Política Nacional do PSD. Recentemente a SLN Valor, maior accionista da SLN, avançou com um processo judicial contra Coimbra, pedindo a anulação de um contrato que permitiria ao empresário arrecadar 36 milhões de euros com a venda, à própria sociedade, de títulos da SLN Valor que lhe pertencem. A SLN Valor acusa Oliveira Costa do mesmo facto.

Notícia do Publico

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Chegou 2011

Pois que chegamos a 2011. Para já este ano parece muito semelhante ao ano anterior, até porque o mal já vinha de trás. Começou com aumentos, mais aumentos, ainda mais aumentos, mais impostos, menos ordenados e a perspectiva catastrófica de acrescentar insulto à agressão, com a forte possibilidade de ver Cavaco Silva ser re-eleito, o que significaria que essa besta governaria um Portugal teoricamente democrático e livre por 20 anos em 40 anos, um feito geralmente só ao alcance de ditadores como Fidel Castro, Pinochet, Franco, Salazar ou Alberto João Jardim!!!

Assim, Portugal continuará, como sempre, à espera de um milagre. Não uma fantochada como a de Fátima, mas um milagre a sério, como um 25 de Abril ou um 5 de Outubro.

domingo, janeiro 02, 2011

Piscares de Olho - XVIII

O piscar de olho desta semana leva-nos à fabulosa cidade de Veneza, a antiga cidade-estade que chegou a controlar grande parte do comércio no Mediterrâneo, hoje um dos principais pontos de atracção turística no norte de Itália. Esta fotografia foi tirada em Setembro de 2009, durante umas fabulosas férias em que percorremos grande parte do norte de itália em apenas 9 dias de turismo ultra-intensivo. O Canal Maior de Veneza, com os seus palácios, as suas gondolas e vaporettos e os seus tons de azul intenso foi tema para algumas das melhores fotografias tiradas durante essa viagem. Aliás, a Veneza dos canais é certamente uma das cidades mais fotogénicas do mundo, até porque, mesmo quando os canais cheiram mal (o que não era o caso no dia da foto), o cheiro não chega à fotografia.