terça-feira, outubro 27, 2009

2012


Com certeza já ouviram falar da última teoria do fim do Mundo. Agora parece que será no dia 21 de Dezembro de 2012. A razão? porque um calendário Maia feito há não sei quantos milhares de anos, acaba nesse dia. Eis o comentário de um cientista da NASA a quem foi pedido que comentasse o assunto, e que eu subscrevo:
- O meu calendário acaba no dia 31 de Dezembro de 2009. Será que o Mundo vai acabar nesse dia?

segunda-feira, outubro 26, 2009

Risco para a navegação

Já sabiamos que as turbinas eólicas poderiam ser um risco para aves e morcegos. Ao que parece também são um risco para os desgraçados dos OVNIs que caem que nem tordos ao chocar contra as laminas gigantes... Mas conseguiram escapar, felizmente, assim evita-se o risco de guerra inter galáctica!!

quinta-feira, outubro 22, 2009

Anedota do dia

Estava o Jorge Jesus, antes de um jogo com o Sporting, a falar com os jogadores nos balneários:

- "Eu sei que é uma chatice, mas temos que jogar contra eles... Faz parte do calendário, o que é que querem?
O Luisão responde:
- "Mas, oh mister, é preciso irmos todos?"
Então, o Di Maria levanta-se e diz:
- "Não é preciso! Eu vou jogar sozinho contra eles. Vocês podem ir descansar."
E Jorge Jesus lá concordou:
- "Ok, Di Maria. Então vai lá dar cabo deles."
O Jorge Jesus e os restantes jogadores foram até um café ali ao lado do estádio e começaram a jogar snooker. Estavam eles entretidos até que um se lembra de ir ver o resultado do jogo ao intervalo.
O marcador assinalava: Benfica 1 (Di Maria aos 10m) - Sporting 0.
Voltou à mesa de snooker e contou como estava o jogo.
Passada uma hora, decidem ir todos ver o resultado final: Benfica 1 (Di Maria aos 10m) -Sporting 1 (Liedson aos 89m).
Ficaram surpresos e Jorge Jesus dirigiu-se ao balneário onde estava o Di Maria com as mãos na cabeça e muito chateado.

- "Então Di Maria, o que é que aconteceu? ", perguntou Jorge Jesus.
- "O cabrão do árbitro expulsou-me aos 11 minutos ..."

segunda-feira, outubro 19, 2009

Aprendi alguma coisa hoje

Um dos meus desportos favoritos é responder a comentário feitos no site do Publico por indivíduos que acreditam na não existência de aquecimento global. Provavelmente é uma perdade tempo, pois ao contrário das pessoas que acreditam que o aquecimento está a ocorrer, que se baseiam em factos científicos e o que na gira se denomina por "hard data", essas outras pessoas baseiam-se numa fé pessoal e na fé de outros que acreditam no mesmo sem o basearem em factos.
Contudo, vi recentemente um argumento convincente por parte de uma dessas pessoas. Eu não sabia, mas trata-se de um facto científico bem estabelecido, e pode ser visto dos dados sobre o gelo marinho, no site do NSIDC (National Snow Ice Data Centre). Enquanto que a extensão de gelo marinho no Arctico está a diminuír de forma acelerada, a uma média de 11% por década desdo o ínicio dos dados detalhados (em 1979), na Antarctida o mesmo não é verdade, sendo a variação na extensão de gelo marinho quase nula, mas com uma ligeira tendência positiva de 0.7% por década no mesmo período.





Fiquei realmente surpreendido com este resultado, pois na Antarctida, tal como no Árctico, as temperaturas estarão a aumentar a um ritmo mais acelerado que no resto do globo. Então fui pesquisar o que se sabia sobre isso. A realidade é bem mais complexa. A Antacrtida é um continente e como tal os seus padrões climáticos são muito mais complexos que no Arctico. Enquanto que na região ocidental o aquecimento do clima está de facto a reduzir a extensão de gelo marinho, na região oriental os regimas climáticos alteraram-se nas últimas décadas, com a deslocação de uma depressão atmosférica que causa tempestades mais severas nessas zona, e a alteração do padrão de ventos, que agora sopram com mais intensidade da direcção Sul, trazendo consigo o ar mais frio do centro do continente Austral, onde se encontram as regiões mais frias do planeta. O mais interessante é que estudos recentes sugerem que a causa para esta alteração climática, com um arrefecimento generalizado desta região oriental Antarctida, é a redução do ozono estratosférico, o bem conhecido "buraco da camada de ozono" que afecta o clima da região. Por outras palavras, a redução na camada de ozono sobre a Antactida está a retardar os efeitos do aquecimento global sobre a região.
Assim, aprendi uma coisa nova hoje. Felizmente hoje em dia a internet disponibiliza toda a informação necessária para compreendermos a realidade do nosso mundo, só nos temos de disponibilizar para a encontrar sem ideias feitas e de mente aberta.
Podemos aprender duas lições com o que escrevi acima. As alterações climáticas são muito mais complexas ainda do que aquilo que imaginamos, e cada vez que afectamos o nosso planeta, ele reagirá de alguma forma, frequentemente imprevisivel. Mas, acima de tudo, que pedaços soltos de informação, se não forem ligados ao resto do nosso conhecimento, não servem certamente de prova para o que quer que seja.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Tck, tck, tck

Don't miss the website of the campaign Time for Climate Justice, an iniciative created on the build up for the upcoming United Nations Climate Change Conference to take place in Copenhagen, in December.
It brings together people from around the World, to become the clock that is ticking for our common future. A group of over 60 reknown international artists came up with a new version of the classic "Beds are Burning" by the eighties group Midnight Oil, allerting people for the perils of climate change. It includes a few words by Nobel Peace Prize laureates Kofi Annan and Desmond Tutu. See the brilliantly made video here:



Tck, tck, tck
Climate change is having a real impact in the lives of individuals and comunities around the World. We must do something about it. In December, in Copenhagen, our leader will have an opportunity to come up with a robust post-climate agreement, that is viable and will help make this planet a better place. (Former UN Secretary General Kofi Annan)

Down at the river bed
The earth is cracked and dry instead
Farms are failing, cities baking
Steam in 45 degrees

The time has come
To take a stand
It’s for the Earth
It’s for our land
The time has come
A fact’s a fact
The heat is on
No turning back

How can we dance when our Earth is turning?
How do we sleep while our beds are burning?

How can we dance when our Earth is turning?
How do we sleep while our beds are burning?

The time has come
To take a stand
It’s for the Earth
It’s for our land

Heaven hopes we’ll find a cure
From Bejing west to Timbuktu
The global village lives and breathes
In 45 degrees

The time has come
To take a stand
It’s for the Earth
It’s for our land
The time has come
A fact’s a fact
The heat is on
No turning back

How can we dance when our Earth is turning?
How do we sleep while our beds are burning?

How can we dance when our Earth is turning?
How do we sleep while our beds are burning?

The time has come
To take a stand
It’s for the Earth
It’s for our land
The time has come
A fact’s a fact
The heat is on
No turning back

How can we dance when our Earth is turning?
How do we sleep while our beds are burning?

How can we dance when our Earth is turning?
How do we sleep while our beds are burning?

I support the campaign for climate justice an I am pleased to become a climate ally. This is your campaign. (Bishop Desmond Tutu)

A dura realidade


"Human alteration of Earth is substantial and growing. Between one-third and one-half of the land surface has been transformed by human action; the carbon dioxide concentration in the atmosphere has increased by nearly 30 percent since the beginning of the Industrial Revolution; more atmospheric nitrogen is fixed by humanity than by all natural terrestrial sources combined; more than half of all accessible surface fresh water is put to use by humanity; and about one-quarter of the bird species on Earth have been driven to extinction. By these and other standards, it is clear that we live on a humandominated planet."

Vitousek et al. 1997. Human domination of the World's Ecossystems. In Science


Passados 12 anos, continuamos a avançar no mesmo sentido. Para quando um Kyoto sobre a explosão demográfica? Para quando uma conservação real dos ecossistemas naturais? Para quando um Prémio Nobel da Economia para alguém com a coragem de explicar que o crescimento económico positivo eterno é um mito e esconde no seu calculo a maior catastrofe que afecta a humanidade?
Quanto a mim são três as prioridades. Tão ou mais urgentes que o sucesso da proxima cimeira de CopenhagaPlaneamento familiar no terceiro mundo:
1) Planeamento familiar global imediato
2) Alteração radical e imediata dos paradigmas económicos globais
3) Fomentar sociedades democraticas e equalitárias em todo o Mundo

São os três passos sociais e economicos neccessários para ser possível a manutenção da civilização actual a médio prazo. Falhando qualquer um deste pontos, não chegaremos sequer à segunda metade do sec. XXI.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Mandem o homem embora antes que seja tarde!


Último jogo da fase de apuramento. Miraculosamente, apesar da imensa incompetência mostrada pelo seleccionador nacional, evidenciada em jogo seguido de jogo de exibições e resultados miseráveis e roçando por vezes o vergonhoso, chegamos ao último jogo dependendo de nós próprios para conseguir um lugar nos play-offs de repescagem.
Mas vamos por um momento esquecer que tinhamos um dos grupos mais fáceis na fase de apuramento Europeia e que só não estamos já eliminados por milagres vários nos últimos jogos. Vamos focar-nos no últimos jogo. É fácil. Só temos que ganhar a Malta, em casa, no berço da nação, no Estádio Afonso Henriques em Guimarães. O jogo é teoricamente fácil, Malta está em ultimo lugar do grupo, só tem um ponto e não marcou nem um único golo. O jogo é fácil mas é necessário ganhá-lo
Toda a gente sabe que Malta vai jogar com onze jogadores dentro da baliza, toda a gente sabe que Portugal vai ter toda a posse de bola e que possivelmente vai ter uma trabalheira para marcar o primeiro golo. O único objectivo é marcar, e marcar cedo de preferência, e marcar muitos de preferência. Lógico não?
NÃO. Portugal vai jogar com 7 jogadores defensivos, com 2 trincos ultra-defensivos (e caceteiros), com 2 centrais que enfim, acho que estão lá bem, e com pelo menos 1 lateral conhecido por ser pouco ofensivo, o Bosingwa. Para defender a nossa baliza de quem? Para quê? Porquê?
Porquê? Porque o nosso seleccionador nacional não só é um incompetente como um imbecil, e pior ainda, um imbecil que se acha inteligentíssimo, ou seja, o pior tipo de imbecil. Para quê? Para que os nossos defesas se empatem uns com os outros enquanto os escassos 3 ou 4 homens de ataque se apanham com 2 ou 3 defesas malteses em cima de cada um.

Façam um favor ao povo Português e aos nossos jogadores. Acabem com esta humilhação constante das cores nacionais e despeçam de uma vez por todas o Carlos Queirós. Que ninguém esqueça a exibição medíocre que Portugal fez contra a Hungria, em que nos valeu alguma sorte e a inspiração do Simão. Queirós fora da selecção, não já, mas ontem mesmo se possível. Mandem-o embora antes que nos lixe no play-off, ou que nos humilhe ainda mais se por milagre chegar ao mundial

Força Portugal. Vamos à vitória! A minha confiança nos nossos jogadores é total, mesmo que com o nosso treinador a jogar contra nós.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Causas da derrota

Ontem houve um grave caso de escamoteamento por parte dos media. Este blog teve acesso, por vias enviesadas e obscuras, à completa explicação da sua derrota dada por Santana Lopes, ao saber que tinha sido totalmente enrrabado à bruta, com gravilha e sem vaselina, na eleição à Câmara de Lisboa.
Além de ter explicado que a culpa era dos comunistas, do tempo e da estação do ano, Santana Lopes incluíu também como desculpas para a sua derrota, e passo a citar "A NASA, esse organismo americano perigosamente próximo do PS, que cuidadosamente, a apenas 5 dias da eleições, anunciou a descoberta de um novo anel à volta de Saturno, o que claramente é adverso à minha candidatura tendo desviado os votos de tantos lunáticos, eleitores em Lisboa, que iriam por certo votar em mim". Santana Lopes apontou também o dedo a esse pequeno peixe comunista, de seu nome Chondrostoma olisiponensis, ou boga-de-Lisboa, que foi descrito por investigadores portugueses só nos últimos anos, o que indicía que esteve no exílio durante a última governação de Santana Lopes, possivelmente a planear o seu apoio a António Costa. O alvo seguinte foi Carlos Queirós, e volto a citar o candidato autárquico com um andar novo "esse indíviduo, um reacionário de esquerda, decidiu trazer a selecção ao Estádio da Luz e, pela primeira vez desde que é seleccionador, conseguir uma vitória decente, a escassas horas da eleição, obviamente com o plano de puxar os votos dos adeptos do Benfica e da Selecção Nacional para o lado do actual autarca, António Costa". Santana Lopes terá então acabado a sua intervenção, ainda debaixo de um inacreditável desprezo por parte dos media, fazendo notar que "A Maya, no fim de semana passado na Kapital, entre dois Vodkas e um Martini, avisou-me que a fase da lua e o ascendente do signo de Camaleão Político não me eram favoráveis e eu próprio notei que a oscilação mensal da Corrente do Golfo e a posição geográfica do anticiclone dos Açores me poderiam prejudicar neste domingo, pelo que a data das eleições foi claramente escolhida para me prejudicar, assim explicando esta derrota, que no fundo foi só por meia dúzia de votos, mais 15.000 menos 15.000."

A realidade é sempre mais estranha que a ficção.

quarta-feira, outubro 07, 2009

Os benefícios do Facebook

" Aqui têm a notícia que esperavam. Um estudo realizado este ano pela Universidade de Melbourne demontrou que navegar pelo Twitter, Facebook e outras páginas de internet durante o horário de trabalho aumenta a produtividade dos empregados. Nesta actividade inclui-se também a consulta de correio electrónico pessoal, passar os olhos pela conta bancária ou ver as previsões meteorológicas. O autor do estudo, Brent Coker, assinala que "a navegação lúdica na net em horário de trabalho ajuda a ajustar a concentração dos trabalhadores, pois as pessoas necessitam de por vezes se distraír por alguns momentos para voltar à concentração". Assim, não se sintam culpados, todos necessitamos de praticar por vezes o WILB (Workplace Internet Leisure Browsing)!"

In Esquire