Escrevi isto na quarta-feira, dia 25, estava eu num pequeno Hotel em Niort, França, a meio caminho na minha viagem para a Holanda.
Antes de cá chegar, enquanto atravessava a Espanha ia pensando nas diferenças entre os dois países. A Espanha é um país muito mais rico, é também mais rico em valores naturais, e mesmo só atravessando o país pelas auto-estradas no percurso mais directo entre Vilar Formoso e Irun avistam-se paisagens de deixar a boca aberta e sobrevoam-nos quantidades impressionantes de milhafres, peneireiros e abutres. Por outro lado, os espanhóis são, digam o que disserem, um povo feio, porco e mal cheiroso, antipáticos até dizer chega, e têm aquela língua que mais parece antes uma cacofonia de sons desconexos e ruídos demoníacos. Quantos às espanholas, são, eu diria, em média cinco vezes mais feias que as portuguesas e, também em média, dois quilos mais pesadas, devido aos dois quilos de maquiagem com que tentam, sem sucesso, esconder a feiura que de sobre maneira esbanjam…
Sendo hoje dia de jogo da selecção nacional, lembrei-me de outro aspecto positivo: jogamos muito melhor à bola que os nossos coños hermanos, de tal forma que qualquer treinador com meio cérebro, mesmo sem perceber muito do assunto tem obrigação de por Portugal a chegar bem longe em qualquer competição. Como é mais ou menos esse o caso do Scolari, deixo-lhe aqui a minha proposta dos que me parecem ser os 23 ideais seleccionáveis para o Suiça/Áustria 2008. Ficam então aqui, com a minha sugestão de equipa titular em realce:
Guarda-Redes
Quim (Benfica)
Rui Patrício (Sporting)
Eduardo (V. Setúbal/S. Braga)
Defesas
Miguel (Valência)
Miguel Garcia (Sporting)
Pepe (Real Madrid)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Jorge Andrade (Deportivo Corunha)
Rolando (Belenenses)
Caneira (Valência)
Ricardo Costa (FC Porto)
Médios
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Ricardo Quaresma (FC Porto)
Petit (Benfica)
Bosingwa (FC Porto)
Deco (Barcelona)
João Moutinho (Sporting)
Nani (Manchester United)
Simão Sabrosa (Atlético Madrid)
Avançados
Hugo Almeida (Hamburgo)
Luís Boa Morte (Fulham)
Hélder Postiga
Nuno Gomes (Benfica)
Acho que não me podem acusar de clubismo, só cá pus três do Benfica e dois, o Quim e o Petit, parecem-me indiscutíveis. Já o Nuno “Maria Amélia” Gomes, de boa vontade escolhia outro para o lugar dele, mas avançados portugueses são coisa rara. O pessoal do Porto criticará a ausência do Bruno Alves, mas os carniceiros, eu prefiro ver no talho e não nos estádios de futebol. Finalmente, e porque acho que os seleccionadores devem sempre surpreender o povo, ficam duas sugestões de rapazes das equipas pequenas que têm impressionado pela positiva, O Eduardo do Setúbal e o Rolando do Belenenses. Tenho dito.