sexta-feira, outubro 14, 2005

Mudanças precisam-se

"As decisões deveram ser tomadas pela totalidade da comunidade e esta não deve assumir qualquer tipo de autoridade (por representar a vontade da maioria) para impor as suas decisões sobre os indivíduos"

Adivinhem que sistema político é definido pela frase que cito acima? Durante anos, pensei que esta era a definição de democracia, por isso considerava-me, acima de tudo, um democrata. Acontece que a frase acima define a Anarquia. Infelizmente, a história mostra-nos que este sistema só funciona para grupos muito pequenos de pessoas, nomeadamente em tribos onde não existe o conceito de propriedade, pelo que parece inadequada para uma sociedade global a caminho dos 7 mil milhões de cidadãos sequiosos de ter posse sobre tudo e mais alguma coisa.

O grande filosofo do séc. XIX, Proudhon, escreveu que "a propriedade é um roubo, e uma vez que o pricipal objectivo de qualquer governo é proteger a propriedade, nenhuma forma de governo terá justificação, à excepção da fórmula de autogovernação constante proposta pelo anarquismo". O problema é que hoje é incomcebível imaginar uma sociedade sem propriedade, aliás, já cantava o John Lennon :"Imagine no possesions, I wonder if you can" De facto não conseguimos.

Claramente, o que precisamos são novos sistemas políticos. Convenhamos que a ciência política está-se a atrasar um pouco. Enquanto a física se revoluciona totalmente a cada 50 anos, na política continuamos a arrastar os mesmos conceitos com séculos de existência, necessariamente desajustados de uma realidade em mudança cada vez mais rápida. Precisamos de novas políticas e de novos políticos, e precisamos deles já!

4 comentários:

Ana Elias disse...

Aquilo que de facto estamos a precisar é de um Super-Herói, ou de uma Fada Boa, ou de um Anjo da Guarda à séria.
Isto nunca me pareceu tão mal como agora, Pedro... Estarei a ficar crescida ou deprimida?

Amanhã talvez me sinta melhor. Afinal esta semana foi das mais longas e aterrorizantes da minha vida.

Um grande beijinho. Continua a pensar coisas, porque pareces ter um certo descernimento mental.

Unknown disse...

Acho que é impossivel ficar crescido sem ficar deprimido... Bom bom era ter 6 anos a vida inteira!

Mas o que é que te aconteceu de tão terrivel esta semana?

Ana Elias disse...

Foi um despeding de muita gente lá na empresa... Safei-me... ´não sei até quando!

Unknown disse...

É incrivel como os patrões podem fazer esses terrorismos psicológicos sobre os trabalhadores inpunemente. Sacanas!